NOTÍCIAS

World Cheese Awards: queijo fino desenvolvido em Toledo é premiado entre os 10 melhores do mundo no “Oscar” dos queijos

O evento, organizado pela Guild of Fine Food, é considerado o Oscar dos queijos e foi realizado em Portugal, nos dias 15 e 16 de novembro

18/11/2024

Entardecer D’Oeste, Láurea e Passionata. Esses são os nomes dos três queijos finos autorais desenvolvidos no Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação e avaliados no World Cheese Awards 2024. O evento, organizado pela Guild of Fine Food, é considerado o Oscar dos queijos e foi realizado em Portugal, nos dias 15 e 16 de novembro. Entre mais de 4.700 queijos avaliados, o Passionata fez história ao se tornar a primeira tecnologia brasileira a subir ao palco e conquistar o título de um dos 10 melhores do mundo, alcançando o 9º lugar. 

A edição deste ano reuniu queijos de mais de 40 países, celebrando a diversidade e a excelência queijeira em escala global. Após rigorosa avaliação, o Passionata foi classificado entre os 14 queijos selecionados para a grande final, sendo não só o único do Brasil, mas também da América Latina. 

Cada tecnologia apresenta uma característica única: o Entardecer D’Oeste, com sua maturação cuidadosa, destaca sabores que remetem à tradição do interior do Paraná; o Láurea combina ingredientes que exaltam a biodiversidade da região, apresentando infusão de louro em sua receita; enquanto o Passionata traz um toque brasileiro inovador e autêntico por ser um queijo maturado com infusão de maracujá. 

Mais do que apresentar as criações ao mundo, participar de uma competição internacional coloca o Oeste do Paraná em destaque no cenário global, ressalta a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão, Carolina Trombini. “Ao competirmos com três queijos finos em um evento tão relevante, estamos evidenciando a força da colaboração entre pesquisa, inovação e a vocação queijeira da nossa região”, afirma. 

Além de garantir uma medalha, o prêmio reafirma o propósito do projeto de Queijos Finos do Biopark: consolidar o Oeste Paranaense como referência em queijos finos de excelência. “Ficamos entre os 10 melhores do mundo, dentro de um projeto que acabou de nascer. É uma grande alegria e gratidão a toda a equipe que participou, especialmente ao nosso mestre queijeiro, Kennidy”, destaca Dra. Carmen, uma das fundadoras do Biopark.  

Publicado por Estagiários Jornalismo

18/11/2024 às 14:55

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.