18/11/2024
Entardecer D’Oeste, Láurea e Passionata. Esses são os nomes dos três queijos finos autorais desenvolvidos no Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação e avaliados no World Cheese Awards 2024. O evento, organizado pela Guild of Fine Food, é considerado o Oscar dos queijos e foi realizado em Portugal, nos dias 15 e 16 de novembro. Entre mais de 4.700 queijos avaliados, o Passionata fez história ao se tornar a primeira tecnologia brasileira a subir ao palco e conquistar o título de um dos 10 melhores do mundo, alcançando o 9º lugar.
A edição deste ano reuniu queijos de mais de 40 países, celebrando a diversidade e a excelência queijeira em escala global. Após rigorosa avaliação, o Passionata foi classificado entre os 14 queijos selecionados para a grande final, sendo não só o único do Brasil, mas também da América Latina.
Cada tecnologia apresenta uma característica única: o Entardecer D’Oeste, com sua maturação cuidadosa, destaca sabores que remetem à tradição do interior do Paraná; o Láurea combina ingredientes que exaltam a biodiversidade da região, apresentando infusão de louro em sua receita; enquanto o Passionata traz um toque brasileiro inovador e autêntico por ser um queijo maturado com infusão de maracujá.
Mais do que apresentar as criações ao mundo, participar de uma competição internacional coloca o Oeste do Paraná em destaque no cenário global, ressalta a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão, Carolina Trombini. “Ao competirmos com três queijos finos em um evento tão relevante, estamos evidenciando a força da colaboração entre pesquisa, inovação e a vocação queijeira da nossa região”, afirma.
Além de garantir uma medalha, o prêmio reafirma o propósito do projeto de Queijos Finos do Biopark: consolidar o Oeste Paranaense como referência em queijos finos de excelência. “Ficamos entre os 10 melhores do mundo, dentro de um projeto que acabou de nascer. É uma grande alegria e gratidão a toda a equipe que participou, especialmente ao nosso mestre queijeiro, Kennidy”, destaca Dra. Carmen, uma das fundadoras do Biopark.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.