13/02/2015
As vendas do varejo paranaense em dezembro contrariaram as expectativas de que este seria o pior Natal de todos os tempos. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O comércio obteve crescimento tanto em relação a novembro (9,79%), quanto na comparação com o mesmo mês do ano anterior (5,77%).
Os ramos de maior crescimento em dezembro ante novembro foram aqueles tradicionalmente relacionados ao comércio de presentes e festas de fim de ano: calçados (88,69%), vestuário e tecidos (66,66%), livrarias e papelarias (40,51%), óticas, cine-foto-som (39,90%), lojas de departamentos (33,65%) e supermercados (22,55%).
No entanto, o bom desempenho no fim do ano não foi capaz de alavancar a média anual, que acumulou alta de apenas 2,47%. A queda de 12,36% nas vendas de veículos no acumulado do ano puxou a atividade comercial de 2014 para baixo. Os setores de vestuário e tecidos e de autopeças e acessórios também registraram redução de -7,43% e -1,43%, respectivamente. Ainda que positivos, os indicadores de vendas dos supermercados (0,79%) e das livrarias e papelarias (2,94%) foram os menores crescimentos no período de janeiro a dezembro do ano passado.
O segundo semestre apresenta, historicamente, faturamento maior do que nos primeiros meses do ano. No entanto, no segundo semestre de 2014 as vendas cresceram pouco. O resultado das eleições e a conjuntura econômica permitiram a formação de um cenário de expectativas negativas na economia interna.O desaquecimento foi sendo materializado no decorrer do ano, apesar da expectativa positiva que predominava no início. A Copa do Mundo não gerou os resultados esperados, bem como as principais datas comemorativas do comércio.
Por outro lado, o ano de 2014 foi positivo para alguns segmentos, entre eles, combustíveis (16,26%), lojas de departamentos (8,73%), farmácias (6,79%), móveis, decoração e utilidades domésticas (4,45%) e materiais de construção ( 4,06%).
Dados regionais
Na análise regional, o varejo da Região Oeste obteve a melhor performance, com alta de 6,75% no acumulado de 2014. Em seguida está Curitiba e Região Metropolitana, com 4,09% e Maringá, com 0,55% de acréscimo. Os demais polos pesquisados tiveram retração nas vendas, sendo que a região Sudoeste sofreu queda de -5,49%, Ponta Grossa de -5,07% e Londrina -2,18%.
Já nas vendas de Natal, o melhor resultado ficou com Maringá, que teve aumento de 31,24% no faturamento de dezembro na comparação com novembro. Na sequência ficaram Londrina (16,82%), Ponta Grossa (12,65%), Sudoeste (12,64%), Curitiba (6,88%) e a região Oeste, a única a sofrer queda nas vendas de dezembro, com -2,86%.
Em relação a dezembro de 2013, o destaque foi de Londrina, com aumento de 8,63%. Em seguida ficaram Maringá (6,96%), Curitiba e Região Metropolitana (5,31%), Sudoeste (4,44%), Oeste (2,96%) e Ponta Grossa (-2,87%).
Variação das Vendas: DEZEMBRO -2014 em relação a | RM de Curitiba(%) | Londrina
(%) |
Maringá
(%) |
Oeste
(%) |
Ponta Grossa(%) | Sudoeste(%) | PARANÁ
(%) |
1. Mês anterior | 6,88 | 16,82 | 31,24 | -2,86 | 12,65 | 12,64 | 9,79 |
2. Mesmo mês ano anterior | 5,31 | 8,63 | 6,96 | 2,96 | -2,87 | 4,44 | 5,77 |
3. Acumuladas no ano | 4,09 | -2,18 | 0,55 | 6,75 | -5,07 | -5,49 | 2,47 |
Maiores crescimentos percentuais de vendas (faturamento) no Paraná:
Sobre Mês Anterior (%) | Sobre mesmo mês de2013 (%) | Acumulado Do Ano(Jan-Dez) (%) | |||
1. Calçados | 88,69 | 1. Combustíveis | 24,10 | 1. Combustíveis | 16,26 |
2. Vestuário e tecidos | 66,66 | 2. Farmácias | 13,06 | 2. Lojas de departamentos | 8,73 |
3. Livraria E papelaria | 40,51 | 3. Lojas de departamentos | 9,39 | 3. Farmácias | 6,79 |
4. Óticas, cine-foto-som | 39,90 | 4. Materiais De construção | 7,68 | 4. Moveis, decoração e utilidades domésticas | 4,45 |
5. Lojas de departamentos | 33,65 | 5. Calçados | 4,69 | 5. Materiais de construção | 4,06 |
Menores crescimentos percentuais de vendas (faturamento) no Paraná:
Sobre Mês Anterior (%) | Sobre mesmo mês de 2013 (%) | Acumulado Do Ano (Jan-Dez) (%) | ||||||
1. Concessionárias de veículos | -7,71 | 1. Concessionárias de veículos | -6,53 | 1. Concessionárias de veículos | -12,36 | |||
2. Materiais de construção | -7,70 | 2. Moveis, decoração e utilidades domésticas | -1,53 | 2. Vestuário e tecidos | -7,43 | |||
3. Combustíveis | 2,25 | 3. Livraria e papelaria | -1,09 | 3. Autopeças e acessórios | -1,43 | |||
4. Auto peças | 2,79 | 4. Auto peças | 1,72 | 4. Supermercados | 0,79 | |||
5. Farmácias | 7,29 | 5. Vestuário e tecidos | 2,27 | 5. Livraria e papelaria | 2,94 | |||
Acesse a pesquisa completa aqui.
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