Varejo do Paraná cresce 1,77% em relação a novembro de 2012

A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) apontou que o varejo foi melhor em novembro de 2013 do que no mesmo mês de 2012, apresentando crescimento de 1,77%. Com relação ao mês anterior, o desempenho do comércio foi 1,14% menor, já que outubro é estimulado pelo […]

15/01/2014

A Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) apontou que o varejo foi melhor em novembro de 2013 do que no mesmo mês de 2012, apresentando crescimento de 1,77%. Com relação ao mês anterior, o desempenho do comércio foi 1,14% menor, já que outubro é estimulado pelo Dia das Crianças e também apresentou dois dias úteis a mais. A soma do ano continua positiva, com vendas 5,25% superiores ao mesmo período de 2012.

No acumulado de vendas, os melhores rendimentos foram obtidos pelos supermercados (14,57%) e o setor de combustíveis (8,96). Óticas e livrarias apresentaram elevação de 12,59% e 8,01%, respectivamente. Já na variação mensal, os ramos de atividade que se destacaram foram o de vestuário, com aumento de 10,52%, e lojas de artigos de vídeo, fotografia e som, com 8,94%. Liquidações de fim de estação e ondas de frio ajudaram o setor de confecções a vender, juntamente com a chegada do 13º salário.

“Na metade do ano os empresários e a população em geral foram tomados por uma onda de pessimismo. Mas apesar disso, o varejo paranaense vem apresentando um crescimento acima do esperado em 2013. Contribuem para o bom desempenho do comércio a combinação positiva entre a boa safra do ano, padrão de emprego e poder aquisitivo dos consumidores”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Em relação a outubro, a região Oeste obteve o maior crescimento, com avanço de 8,19%, e acumula alta de 13,08%, despontando no cenário estadual. Maringá e Ponta Grossa também mostraram percentuais positivos de 4,18% e 1,43%, nessa ordem. No entanto, as demais regiões pesquisadas – Curitiba e Região Metropolitana, Londrina e Foz do Iguaçu – tiveram queda no volume de vendas em novembro.

Confira aqui a pesquisa completa e os cadernos regionais.

Assessoria de Imprensa:
Karla Santin – karla@pr.senac.br