NOTÍCIAS

Vai Turismo conclui atividades de 2021

As ações do programa Vai Turismo de 2021 encerraram-se com resultados positivos. A iniciativa, é uma realização da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Federações do Comércio, Sesc e Senac. Nesse ano, a Fase 1 – Mobilização e Engajamento, ocorreu em junho de 2021; e a Fase 2 – Panorama e Visão de Futuro, no fim de outubro de 2021. […]

05/11/2021

As ações do programa Vai Turismo de 2021 encerraram-se com resultados positivos. A iniciativa, é uma realização da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Federações do Comércio, Sesc e Senac. Nesse ano, a Fase 1 – Mobilização e Engajamento, ocorreu em junho de 2021; e a Fase 2 – Panorama e Visão de Futuro, no fim de outubro de 2021. A Fase 3 – Propostas, será em março de 2022, e a Fase 4 – Validação e Convergência, em junho de 2022.   

O projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro partiu de um movimento nacional formado por pessoas e organizações, para contribuir com propostas que impulsionem o setor de turismo principalmente após o impacto da pandemia. É uma oportunidade de integrar propostas e conectar instituições para recomendar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros. 

O processo é participativo, inclui a elaboração de estudos preliminares e de benchmarking, e a realização de encontros e oficinas virtuais com atores da cadeia produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, considerando as características regionais. 

As pautas regionais dão embasamento a uma agenda nacional de diretrizes, estratégias e políticas públicas que orientem o poder público e que venham a ser estruturantes no médio e longo prazos para o desenvolvimento sustentável desse setor, tão importante para a economia do País. 

1ª Oficina 

A 1ª Oficina do projeto Vai Turismo ocorreu em 21 de outubro, de maneira on-line, com a condução de consultoria especializada. Os norteadores do debate foram as dimensões de DTI (Destino Turístico Inteligente): Governança, Tecnologia, Inovação, Sustentabilidade, Acesso e Acessibilidade conforme metodologia da Sociedade responsável pelo conceito – a Segittur da Espanha. 

Para cada dimensão foram debatidos: Onde queremos chegar? Desafios a serem resolvidos e quais são as propostas de políticas públicas para cada tema além de uma visão de futuro para os próximos cinco anos para o Turismo do Paraná. 

A oficina trouxe a primeira base para integrar propostas e conectar instituições de forma a recomendar políticas públicas pelo desenvolvimento sustentável do turismo no cenário pós-pandemia. 

Participaram da oficina: o assessor da presidência do Sistema Fecomércio, Giovanni Bagatini, representantes do Sesc e Senac PR, Abav PR, Abgtur PR, Seha, Observatório de Turismo do Paraná, UFPR, Sindetur, Sebrae, Convention Bureau, Rede de Turismo Regional – Retur Maringá, Adetur Litoral.   

Texto: Karen Bortolini

Publicado por Estagiários Jornalismo

05/11/2021 às 11:05

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.