Unidades do Sesc PR se mobilizam no combate à Dengue

Publicado na terça-feira (15) o 29º Informe Epidemiológico da Dengue editado pela Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro óbito do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, com comorbidade […]

22/03/2022

Publicado na terça-feira (15) o 29º Informe Epidemiológico da Dengue editado pela Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro óbito do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, com comorbidade e residente em Nova Esperança, de abrangência da 15ª Regional de Saúde de Maringá.

Ainda de acordo com o Informe, 27.887 casos suspeitos da doença foram notificados, sendo 2.811 confirmados, que correspondem a 10% do total.  Em relação ao informe anterior, houve um aumento de 15% das notificações e de 64% de casos confirmados. Desde o mês de fevereiro, 28 municípios têm confirmado casos de forma contínua.

Preocupados com este cenário, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, une forças na segunda edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”. As instituições desenvolvem ações de conscientização e uma competição entre municípios, em uma espécie de jogo digital, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná.

No sábado (12) diversas cidades do estado realizaram ações do Dia D de Combate ao Mosquito da Dengue. O público pode tirar dúvidas e aprender a usar o aplicativo para eliminar focos do mosquito e participar do jogo que integra a campanha nas unidades do Sesc PR e em outros espaços.

Confira como foram as ações pelas unidades do Sesc PR:

Apucarana: O Sesc Apucarana realizou um posto de orientações sobre o aplicativo da Dengue, além da limpeza das ruas e terrenos ao redor da unidade.

Campo Mourão: Colaboradores do Sesc Campo Mourão com integrantes do Departamento de Endemias do município realizaram um arrastão de combate aos focos e criadouros do mosquito na região do Sesc, compreendendo partes do Centro e os bairros: Jardim Shangrilá, Jardim Flórida e Jardim Flora. Ao fim da ação foram deixados para o serviço de coleta de resíduos do município 20 sacos de lixo de 100 litros de materiais recolhidos na ação.

Cascavel: A equipe do Sesc Cascavel orientou a população sobre como participar da campanha e baixar o aplicativo. Também foram entregues sacos plásticos para a limpeza de quintais, além de informações sobre a doença, causas, sintomas e tratamento.

Cornélio Procópio: No sábado (12), o Sesc Cornélio Procópio realizou um café da manhã para divulgação da campanha digital da Dengue. Participaram idosos dos grupos da unidade, alunos e familiares da Educação Infantil e clientes em geral. Durante a ação, Zulena Rodrigues, da primeira turma de agentes de endemias do município, relatou como era o combate ao mosquito desde 1995, quando iniciaram os trabalhos em parceria com a Funasa. Logo após a roda de conversa foi realizado um arrastão de limpeza na Praça Botafogo, para eliminação de focos e possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Os participantes puderam contemplar a importância de manter os espaços e o ambiente limpos e livres de acúmulo de água, contribuindo para a prevenção da Dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito. A Praça Botafogo foi escolhida por ser local da Feira da Lua, gerando muitos resíduos de plásticos e tampinhas, além de ser ponto de caminhada e prática esportiva na cidade.

Curitiba: Um posto de orientação de combate ao mosquito Aedes aegypti foi montado no Sesc Água Verde, em Curitiba, para os frequentadores da unidade e pedestres. Também foi realizada uma vistoria para a eliminação de focos de possíveis criadouros do mosquito nos arredores da unidade.

Curitiba: A ação no Sesc da Esquina aconteceu dentro de cada atividade realizada no sábado (12). Os orientadores conversaram com os alunos, informando sobre a importância da campanha e como eliminar o mosquito da Dengue. Na turma de Teatro (foto), a professora fez uma encenação com os alunos, onde eles eliminaram os mosquitos, acabando com a Dengue.

Foz do Iguaçu: Uma ação foi realizada na Escola Municipal Ademar Marques Curvo com alunos, professores e coordenação escolar, com orientações e informações sobre a campanha. Uma vistoria foi feita nas proximidades da escola como demonstração para a coordenação escolar de como proceder com o preenchimento do aplicativo.

Guarapuava: A ação foi realizada no 26º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) em parceria com a instituição no evento para mulheres, mães dos alunos do projeto Pelotão Esperança. Na ocasião, a técnica responsável pelos projetos de saúde reforçou a importância da campanha, como utilizar o aplicativo e demais atividades de saúde do Sesc.

Londrina: Ação de Prevenção à Dengue realizada pelo Sesc Londrina Centro e Sesc Londrina Norte em parceria com a Coordenadoria de Endemias de Londrina, no Calçadão de Londrina.

Marechal Cândido Rondon: Foi realizada uma ação na Praça Municipal com a atividade de caça ao mosquito da Dengue. As atividades foram realizadas em parceria com grupo de pedais da região, área de recreação do Sesc e o evento Festival Esportivo da Mulher. Foram incentivados os grupos a baixarem e utilizarem o aplicativo para eliminação de focos nos percursos realizados nos pedais. Num período de uma hora após o início da atividade foram contemplados cerca de 40 focos eliminados pelos grupos.

Maringá: No dia 12 março pela manhã o Sesc Maringá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Endemias, realizou uma ação educativa nos quarteirões que circundam o prédio da unidade. O objetivo, além de alertar para os cuidados com resíduos nesta estação de chuvas, foi reforçar sobre a utilização o aplicativo dinâmico “Sesc combate à Dengue”.

Matinhos: As ações do Dia D do Sesc Caiobá iniciaram no dia 11 de março, com uma palestra para alunos da Escola Estadual Cívico Militar Professora Abigail dos Santos Corrêa. Ao todo 300 alunos se engajaram na campanha, com o apoio e participação da coordenação da escola, afirmando seu compromisso com a campanha em uma reunião com a assistente de gerente da unidade, Soraia Sendoda. As ações continuaram no dia 12 de março, com orientações ao Grupo de Idosos e a Guarda Mirim para diversas atividades, entre elas uma roda de conversa sobre a Dengue, o aplicativo da Campanha “Aqui o mosquito não entra”. Os participantes receberam um kit de combate à Dengue para dar continuidade e eliminar os focos do mosquito do seu bairro. A ação também contou com a parceria da Sanepar de Matinhos.

Nova Londrina: Técnico de atividades do Sesc instruindo a população a baixar o aplicativo do Sesc Paraná para participar da campanha “Aqui o Mosquito não entra”.

Paranaguá: Equipes da Secretaria de Saúde Municipal realizaram orientações e vistorias nos bairros de Guaraqueçaba.

Paranavaí: A ação teve como principal objetivo conscientizar as pessoas para os cuidados com a Dengue, bem como orientar a comunidade quanto à destruição de focos por meio de uma competição amigável entre municípios e pessoas. Na ocasião foram realizados testes rápidos de saúde (aferição de pressão arterial, teste de colesterol e glicemia). Em dois postos de orientações localizados no centro de Paranavaí, os agentes da vigilância sanitária apoiaram com faixas contendo frases de impacto sobre a Dengue nos semáforos da região central. Também participaram com ações de orientações e arrastões do Dia D de combate à Dengue os seguintes municípios da área de abrangência de Paranavaí e Nova Londrina: Planaltina do Paraná, Terra Rica, Tamboara, Diamante do Norte, Santa Monica, Aparecida do Ivaí (distrito Santa Monica), Paraíso do Norte, São carlos do Ivaí, Loanda e Porto Rico.

Ponta Grossa: As unidades do Sesc Ponta Grossa e Sesc Estação Saudade se uniram para a ação no sábado (12). A unidade de cultura do município sediava o Feirão de Qualificação, Emprego e Renda e aproveitou a ocasião para informar sobre a campanha. Quem passou pelo local foi orientado a fazer análise em suas respectivas residências eliminando os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A ação contou com a participação de 800 pessoas.

Rio Negro: Em Rio Negro foi realizado mutirão para limpeza de terrenos e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, em uma parceria da equipe Sesc junto às agentes de saúde do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

São José dos Pinhais: O Sesc São José dos Pinhais realizou reunião com o diretor do Departamento de Promoção e Vigilância da Prefeitura de São José dos Pinhais, Odevair Mathias; a técnica de Zoonozes, Szana Rocha, e a representante do Departamento de Educação do município, Kelly Gesser. No encontro foram estabelecidas metas para continuidade da campanha contra a Dengue no município, com a entrega de material gráfico e ampliação da divulgação nas unidades básicas de saúde e nas escolas municipais localizadas em zonas de risco para a Dengue.

Toledo: Ação de sensibilização no comércio local quanto ao alto índice de notificações na região. Equipes do Sesc Toledo com agentes de endemias do município orientaram sobre o combate à Dengue na Vila Pioneira, região com alto índice de notificações e de focos do mosquito.

Umuarama: O Sesc Umuarama realizou uma ação com os atiradores do Tiro de Guerra para explicar como iria se dar a ação e também a utilização do aplicativo “Contra a Dengue”, que seria utilizado na ação que foi transferida para sábado (19), por conta da previsão de chuva.

Para mais informações sobre a campanha, acesse AQUI.

Texto: Isabela Mattiolli

22/03/2022 às 09:44