Unidades do Senac são apoiadoras de festivais gastronômicos no Paraná

Após longos meses de baixo movimento, consequência direta da pandemia da Covid-19, o setor de bares e restaurantes vem retomando as atividades e já sinaliza crescimento no país. Enquanto as panelas estavam fora do fogão, o Senac Paraná buscou diversas formas de auxiliar esses estabelecimentos para quando o tão aguardado momento da retomada chegasse, como […]

23/09/2021

O instrutor do Senac Pato Branco, chef Fabiano Catusso, deu orientações sobre boas práticas e inovação de pratos aos estabelecimentos participantes do Primeiro Festival Gastronômico de Pato Branco. Foto: Rodinei Santos

Após longos meses de baixo movimento, consequência direta da pandemia da Covid-19, o setor de bares e restaurantes vem retomando as atividades e já sinaliza crescimento no país. Enquanto as panelas estavam fora do fogão, o Senac Paraná buscou diversas formas de auxiliar esses estabelecimentos para quando o tão aguardado momento da retomada chegasse, como o projeto Mão na massa, voltado para a formação de mão de obra qualificada e para a capacitação dos empresários do ramo para a melhor gestão operacional dos empreendimentos.

As 39 unidades do Senac espalhadas pelo Paraná também vêm promovendo iniciativas locais para apoiar o setor de alimentação. Entre essas ações estão a participação em festivais gastronômicos que começam a ser realizados em vários municípios.

Pato Branco

Em Pato Branco, a Fecomércio PR e o Senac PR são apoiadores do Primeiro Festival Gastronômico do município, realizado pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre os dias 20 e 26 de setembro. Os 36 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, bares, pizzarias e afins, receberam orientações presenciais gratuitas do Senac Pato Branco sobre boas práticas na manipulação de alimentos e inovação, auxiliando-os na elaboração de um prato exclusivo para o evento, vendido pela metade do valor. Até domingo é possível saborear as delícias preparadas pelos estabelecimentos patobranquenses e os pratos exclusivos para o festival, que prevê ainda o sorteio de prêmios para os clientes que consumirem nos locais participantes.

Ponta Grossa

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR é um dos apoiadores do Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais, que acontece de 16 de setembro a 19 de outubro em formato virtual e gratuito. A iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) busca preparar e fortalecer o setor para a retomada do turismo, estimulando a criação de produtos turísticos gastronômicos, contribuindo para a sustentabilidade dos estabelecimentos de alimentação local.

O evento contará com uma série de encontros voltados à gastronomia regional. Serão seis oficinas que abordarão desde a correta manipulação de alimentos, até sobre estratégias de marketing digital. No dia 5 de outubro, a instrutora do Senac Ponta Grossa, Cristina Soltvski de Oliveira, ministrará a oficina com o tema “Boas práticas na manipulação de alimentos”. As inscrições podem ser feitas AQUI

Fórum de Gastronomia dos Campos Gerais

União da Vitória

Após um ano de hiato devido à pandemia, a 4ª edição Festival Gastronômico Vale do Iguaçu está de volta e acontecerá nos dias 27 de outubro e 13 de novembro. Com a participação de 16 estabelecimentos, cada restaurante participante irá disponibilizar em seu menu os pratos criados exclusivamente para o evento com sabores regionais, e agora também com opções vegetarianas. Para garantir um evento seguro e mantendo o protocolo sanitário conforme orientações da vigilância epidemiológica, a organização adaptou o tradicional evento, disponibilizando também a opção para delivery. Os pedidos dos pratos participantes do menu exclusivo do festival poderão ser realizados pelos canais de venda de cada restaurante ou pelo aplicativo oficial, que nesta edição é o Aiqfome.

O Festival Gastronômico Vale do Iguaçu é uma iniciativa da Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu, em parceria com os 16 restaurantes participantes e com o Senac, que realizará workshops gratuitos.

Além de ganharem um brinde personalizado, as 30 primeiras pessoas que provarem 5 pratos diferentes do festival ganham uma vaga gratuita em um workshop do Senac União da Vitória: Preparo de Sobremesa (dia 20/11, das 14h às 17h), Hambúrguer Gourmet (dia 27/11, das 14h às 17h) e Culinária Natalina (dia 04/12, das 14h às 17h).

Festival Gastronômico Vale do Iguaçu

Texto: Karla Santin