TRE-PR lança a Gralha Confere, primeira agência de checagem da Justiça Eleitoral

23/07/2020

Coletiva de imprensa virtual para o lançamento da Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral – Gralha Confere. Imagem: TRE-PR

Em uma coletiva de imprensa realizada por videoconferência nesta quarta-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou a primeira Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral – Gralha Confere. O evento virtual foi conduzido pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e também contou com as presenças do vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva, e do diretor-geral do Tribunal, Valcir Mombach.

A partir de agora e durante todo o período eleitoral, a população poderá enviar para o WhatsApp (41) 98700-5100 dúvidas sobre conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados ao processo eleitoral e à segurança do voto no Paraná. Cabe destacar que não serão averiguadas informações sobre candidatos e partidos.

Os conteúdos selecionados, conforme a repercussão e o interesse geral, serão checados e divulgados no site www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br, nas redes sociais do Tribunal e nas páginas de mais de 40 entidades parceiras do projeto. As informações, classificadas como “Verdadeiro”, “Impreciso” ou “Falso”, serão editadas em forma de texto, áudio, cards e vídeos explicativos de até um minuto.

Para difundir as checagens realizadas e atingir o maior número de pessoas, o Gralha Confere conta com a colaboração de 43 entidades parceiras, entre órgãos públicos, entidades civis e veículos de imprensa, que, por meio de termo de cooperação técnica, comprometeram-se a replicar em suas páginas oficiais as checagens produzidas pelo TRE-PR. A Fecomércio PR é uma das parceiras do Gralha Confere.

“Essa parceria com a imprensa, instituições e meios de comunicação é fundamental porque com a internet a informação se propaga em tempo muito veloz. Por isso contamos com essa valiosa ajuda para que possamos fazer chegar ao eleitor a informação correta”, reiterou o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula.

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

23/07/2020 às 13:08