NOTÍCIAS

Transição capitar

Assumir as madeixas é símbolo de empoderamento, mas requer profissional especializado.

28/07/2021

Texto: Rafaelle Batista | Imagem: Arquivo pessoal

 

2abc, 3abc e 4abc… Pode até parecer uma equação matemática, mas as numerações fazem parte da tabela que identifica o tipo de curvatura dos fios ondulados, cacheados e crespos. Para quem está iniciando a transição capilar, conhecido como o processo de assumir o cabelo natural e deixar de lado o alisamento químico ou prancha, deve ficar atento a sua curvatura e as especificidades que acompanham este período.

Por conta da estrutura do fio acabar comprometida pelo alisamento contínuo, deixando o cabelo com mais de uma textura, o processo pode se tornar desmotivador. Contudo, de acordo com a instrutora do curso de Cabeleireiro do Senac Curitiba Centro, Danúbia Wais Bento, tende a ser mais eficaz e menos complexo com o acompanhamento profissional.

“O profissional elabora um cronograma de cortes, tratamentos, reversão (permanente inverso na parte alisada), hidratação e, em algumas situações, podemos modelar a parte lisa”, completa a instrutora; que também possui um salão próprio e, recentemente, notou o aumento de mulheres adeptas da transição.

De acordo com o relatório do Google Academy sobre o consumo no setor da beleza durante a pandemia, em 2020 as buscas por transição capilar atingiram o seu ápice. Sobre o assunto, Danúbia comenta, “com a pandemia o mundo voltou a olhar pra si, e pelo fato de não saírem tanto de casa, aproveitaram este momento para fazer as transições capilares”.

Mas o debate não é de hoje, nos últimos anos a variedade de cosméticos para cabelos com curvaturas 2abc, 3abc e 4abc tem aumentado, evidência de que há demanda no setor. A publicidade e o mundo da moda também não ficaram de fora, seguindo a tendência e adotando maior diversidade de modelos utilizando os fios naturais.

A instrutora garante que a especialização no manuseio de cabelos ondulados, cacheados e crespos é um diferencial para o profissional da beleza, pois requer técnicas específicas para um atendimento de qualidade. Através da especialização, o profissional irá atrair uma clientela que valorize esse conhecimento, “assim como existe o clínico geral e o especialista, para o cabeleireiro é da mesma forma”, completa Danúbia.

Senac

O Senac Paraná oferta o curso de Cabeleireiro, em que o aluno aprende: analisar e a conceituar o formato do rosto e tipos de cabelo, dominar as técnicas de higiene, atendimento ao cliente e ética profissional, além de procedimentos realizados em um salão de beleza (corte, escova, coloração, penteados, entre outros). O curso contempla o profissional completo, no qual o aluno conhece todas as possíveis especializações; assim que terminar o básico, pode realizar o aperfeiçoamento na área desejada.

Para mais informações sobre os cursos e especializações ofertados pelo Senac, entrar em contato pelo telefone 0800 643 6346, ou através do site da instituição, no qual é possível conferir as unidades no Paraná.

 

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

28/07/2021 às 14:35

Veja também
©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.