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Tendência Podcast

Cenário favorável garante permanência da mídia em alta pelos próximos anos.

13/05/2021

Texto: Rafaelle Batista

Podcasters? Streaming? Podosfera? Essas palavras podem soar estranhas para quem não está atualizado nas tendências dentro do meio da comunicação, mas fazem parte da mídia em alta no momento, o podcast – que nada mais é, estruturalmente, do que um arquivo digital em formato MP3. A especialista em podcast e professora das disciplinas de Rádio, Televisão e Cinema da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Rose Figueiredo, conversa sobre o surgimento da mídia.

Apesar do estouro nos últimos anos, não se trata de mídia recente: “Ele surgiu em fevereiro de 2004 e a autoria do termo – podcast – foi atribuído ao artigo no jornal britânico The Guardian”, explica Rose. Naquele momento o termo não se referia ao formato atual; a estrutura na qual estamos familiarizados foi criada em meados de 2003/2004 pelo ex-DJ da emissora americana MTV, Adam Curry.

Rose Figueiredo

Adam desenvolveu um sistema utilizando o Applescript, uma interface do sistema operacional da Apple; em seguida, disponibilizou na rede o código para que outros programadores o ajudassem no seu desenvolvimento. A partir dessa iniciativa, surgiu a rede de relacionamentos que acabou estruturando o formato que conhecemos atualmente.

“Desde esse começo, já em 2004, as redes de comunicação britânicas começaram a colocar o formato podcast nas ofertas de rádio, com grande importância nas rádios públicas de lá, a BBC, a canadense CBC, a australiana ABC, e por aí vai”, completa Rose, sobre a trajetória da mídia.

PANORAMA

Criada em 2008, a PodPesquisa explora a comunidade (podosfera) e o ouvinte de podcast no Brasil. Já a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) é a responsável pela coleta e análise dos dados, fornecidos por meio de formulários. A Abpod foi fundada no dia 13 de maio de 2006, com o objetivo de coordenar, orientar e representar locutores, produtores, comentaristas e divulgadores do podcast brasileiro.

A PodPesquisa de 2019/2020 teve mais de 16 mil respostas e atingiu respondentes de todos os estados, além de brasileiros residentes no exterior. A edição foi realizada com enfoque no perfil do ouvinte brasileiro e os dados sinalizam que o sucesso da mídia não é recente: 64% dos ouvintes consomem podcast há até cinco anos. A plataforma Spotify (serviço de streaming de música, podcast e vídeo) é a principal escolha dos ouvintes para escutarem os programas.

Em relação à publicidade e compras, os dados apontam que a mídia tem potencial financeiro: mais de quatro mil pessoas pagariam de R$ 5,01 a R$ 15,00 por produtos divulgados no podcast. A fórmula também se estende para os conteúdos exclusivos: 25% dos respondentes pagariam de R$ 5,00 a R$ 10,00 para acessá-los. Os outros 25% dividem-se entre ouvintes que pagariam entre R$ 15 e R$ 50 mensais.

A edição mais recente da pesquisa, a PodPesquisa 2020/2021, é direcionada aos produtores de podcast do país e possui mais de 600 respostas válidas. Sobre o aumento na quantidade de podcasts, a pesquisa revela que 70,3% iniciaram seus podcasts de 2018 para frente, mas há produtores na ativa desde 2004.

RECEITAS FINANCEIRAS

O podcast como hobby (passatempo) lidera com 64,70% na PodPesquisa Produtor 2020/2021, mas o cenário está mudando: 24,7% têm alguma receita na produção do seu programa. E não para por aí, já que 14,6% remuneram sua equipe de produção. Os dados apontam que o financiamento coletivo é a principal forma de remuneração: 12,10% utilizam patronato; em seguida, 3,80% com inserção de anúncios; finalizando, 2,20% buscam renda através de patronato e anúncio. As informações também revelam que 52,4% dos produtores não fazem captação de recursos.

Rose informa que o essencial é o produtor encontrar a plataforma ideal, indicando apoios, patrocínios e propagandas como forma de renda do projeto.

DESENVOLVIMENTO

As empresas devem ficar de olho na tendência, pois o podcast possui potencial como estratégia de áudio-marketing, por ser um formato capaz de atingir um grande número de pessoas, ao invés de somente como meio de comunicação. Entretanto, é necessário saber desenvolver o projeto e sua segmentação.

Para quem está interessado em investir no podcast, Rose dá algumas dicas: escolher um tema que tenha um grupo grande de pessoas interessadas. A escolha das mídias para a divulgação do material é essencial. “É como se você estivesse procurando fãs para um artista”, destaca. O produtor está à procura de pessoas que vão compartilhar da mesma ideia, portanto, a divulgação deve ocorrer em diversas plataformas para ser ampla, permitindo múltiplos acessos.

O primeiro episódio também é fundamental:  ele terá relevância e a apresentação do seu projeto, tem que servir de gancho para os próximos. Se o formato do podcast permitir a presença de convidados para entrevistas, aumenta a atração do programa.

Em termos de técnica, “treinar bastante o que vai falar, para poder ter articulação, fluência, e falar de uma forma agradável, no volume adequado, para que quem escute realmente entre na viagem daquele tema que está propondo”, completa Rose.

TENDÊNCIA

De acordo com as estimativas da PodPesquisa Produtor 2020/2021 da Abpod, o Brasil pode ter entre 20 milhões e 34,6 milhões de ouvintes de podcast atualmente. Um dos diferenciais para ter se tornado sucesso é o seu dinamismo: como não depende do apelo visual, enquanto o ouvinte escuta o programa pode realizar outras tarefas. Rose garante que a tendência é deste meio de comunicação continuar em alta pelos próximos anos: “Como ocorreu com o rádio, é uma mídia que vai estar sempre presente”, finaliza.

 

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

13/05/2021 às 15:22

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