Técnica em Enfermagem de Apucarana compartilha rotina de estágio e viraliza nas redes sociais

Com foco na prática, cursos técnicos do Senac proporcionam campo de estágio para os futuros profissionais

16/02/2022

Os cursos técnicos são uma categoria de destaque na educação profissional e possibilitam uma visão ampla de conhecimento da área escolhida para a formação. Altamente focados na prática laboral, possibilitam uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

O Senac está com vagas abertas para as turmas de cursos técnicos de 2022, nas áreas de gestão, comércio, comunicação, design, saúde, informática, segurança e gastronomia.

As ocupações da saúde, já bastante demandadas no mercado laboral, têm sido ainda mais solicitadas e valorizadas. O Senac é uma das principais instituições formadora de profissionais nesta área. Desde o início da pandemia, o Senac PR qualificou mais de 4,5 mil pessoas em cursos e ações educativas em saúde. Um dos cursos mais procurados é o Técnico em Enfermagem, com 21 turmas já confirmadas para esse ano.

O curso Técnico em Enfermagem da instituição é um dos mais completos do país. Com carga horária de 1.800 horas, e duração média de dois anos, a formação inclui 600 horas de estágio em hospitais e instituições de saúde conveniadas, visando uma formação completa de seus alunos.

Viralizando no Instagram

A prática nos estágios supervisionados foi o que motivou a aluna do Senac Apucarana, Dianara Bruzon Chagas, a criar, em 2018, uma página no Instagram em que registrava sua rotina de estágio. “Eu criei uma página no Instagram porque queria registrar minhas coisas, guardar o momento tão bom que eu estava vivendo, que foi uma experiência muito legal, pois eu estava fazendo estágio, entrando em hospital, estava aprendendo muito”, relata.

Ao apresentar o que aprendia durante o curso no Senac, passou a conversar com outras pessoas, e quando viu, sua página “estourou” e chegou a 10 mil seguidores. Hoje o perfil @plantaodaenfermagem_ conta com mais de 25,4 mil seguidores e Dianara dá dicas de estudos de enfermagem e ensina a descomplicar terminologias na área.

“Posteriormente, eu tive a ideia de fazer um manual de enfermagem, para auxiliares, técnicos e enfermeiros, que hoje também me gera renda. Tudo isso graças ao Senac porque se eu não tivesse estudado lá, se não tivesse tido professores tão capacitados, com mente aberta, com essa experiência, eu não teria conseguido ter essa ideia e não teria dado continuidade”, afirma. Dianara lembra que se não fosse o apoio de uma de suas instrutoras, não teria dado sequência ao projeto.

Além das redes sociais, ela trabalha no Hospital da Providência (HPA) e na Unidade de Pronto Atendimento de Apucarana, vagas que conseguiu também por conta dos estágios durante o curso e por ter um diploma com a marca Senac. “Consegui essa vaga no hospital através dos estágios, que eu sempre fazia como se já estivesse trabalhando, tudo com muita ética e cautela, com a supervisão da instrutora. E no fim do meu primeiro estágio uma enfermeira pediu para eu enviar meu currículo depois de formada porque já me conheciam e conheciam minha forma de atuar. E lá mais uma vez ter feito Senac fez a diferença, pois consideraram o meu currículo de forma diferenciada. A nossa grade curricular é igual às demais, mas a nossa grade de estágio é um pouco maior, o que significa que a gente passa mais tempo no campo de estágio, então a gente aprende mais, somos mais cobrados, e isso é muito bom. E valeu a pena. Eu só realmente tive essas oportunidades por ter feito Senac”, completa Dianara.

Cursos Técnicos Senac

O Senac Paraná está com turmas abertas para Técnico em Enfermagem nas unidades Curitiba Centro, Maringá, Cascavel, Apucarana, Guarapuava, Ponta Grossa, Pato Branco, Umuarama, Paranavaí, Castro, Francisco Beltrão, Irati, União da Vitória, Jacarezinho, Prudentópolis, Cornélio Procópio, Marechal C. Rondon, Rio Negro, Londrina Norte e São José Pinhais.

As aulas terão início em 8 de março e as inscrições podem ser feitas pelo site ou diretamente nas unidades. Quem fizer a matrícula até 21 de fevereiro ganha 50% na primeira parcela do curso.

Texto: Karla Santin

16/02/2022 às 11:58