18/04/2024
Analistas de cultura de regionais do Sesc de todo o Brasil, público, autoridades, convidados e atores reuniram-se ontem (17), no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba, para o lançamento nacional da 26ª edição do maior projeto de circulação cênica do Brasil, o Palco Giratório.
No período da tarde, na Biblioteca do Sesc da Esquina, os atores homenageados desta edição, Amir Haddad e Maurício Tizumba, acompanhados do analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Raphael Vianna Coutinho, receberam jornalistas e influenciadores para uma coletiva de imprensa. Eles responderam questionamentos sobre a democratização do acesso à cultura proporcionada pelo Sesc, sobre o funcionamento do projeto – que circula o país de abril a dezembro deste ano, levando 404 apresentações a capitais e a longínquas cidades brasileiras – , e trouxeram à memória a carreira dos homenageados, das companhias às quais pertencem – Cia. Burlantins e Grupo Tá Na Rua, ambos de Minas Gerais.
Mediado pelo doutor em Artes da Cena pela Unicamp, Eduardo Garperin, Haddad recebeu o público para ouvi-lo falar sobre a importância da Arte Pública, políticas públicas para as artes públicas; o Grupo Tá Na Rua como agente transformador; democratização da arte e cultura como desenvolvimento de cidadania e políticas para as artes públicas.
Este encontro faz parte do Pensamento Giratório, um desdobramento do projeto, que promove discussões e reflexões entre atores e público.
À noite, na cerimônia de lançamento, a diretora de Programas Sociais do Sesc, Janaina Cunha Melo, salientou que para a instituição levar espetáculos de teatro para todas as regiões do país democratiza o acesso às artes e à cultura. “Para o Departamento Nacional do Sesc é um grande prazer realizar o Palco Giratório, um dos projetos mais longevos da instituição. Quando ele foi lançado entendemos a força da cultura para a população brasileira, e o quão importante é o estímulo às artes. Este é considerado um dos maiores festivais de artes cênicas do país e muito relevante, não só no Brasil, como em vários outros países do mundo”, destacou.
Segundo o governador do Paraná em exercício, Darci Piana, receber o lançamento do Palco Giratório no estado é resultado do importante trabalho que tem sido realizado na área cultural. “Na área cultural do Sesc temos feito um trabalho muito importante, impactando inúmeras pessoas. Tenho lutado muito pela nossa cultura, para fazer com que povo do Paraná seja bem atendido e isso faz parte do know-how do Sesc no seu dia a dia. Estamos muito felizes em receber aqui o Departamento Nacional com toda a sua estrutura. Teremos aqui cinco dias de cultura. Isso é motivo de orgulho”, afirmou Piana.
Após a cerimônia de lançamento, houve a apresentação da peça Herança, com a Cia. Burlantins.
Hoje (18), às 17h, é a vez do público participar da palestra-performance Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo, com a atriz, cantora, instrumentista e jornalista Júlia Tizumba. No encontro, Júlia e o pai, Maurício Tizumba, performam e refletem sobre as atuações pretas a partir de suas próprias experiências e de importantes nomes referenciais na área. A ação terá mediação da atriz Isabel Cristina Oliveira Caldas.
À noite será representado o espetáculo Zaratustra: uma transvaloração dos valores, no Espaço Fantástico das Artes ( Rua Trajano Reis, nº 41), pelo Grupo Tá na Rua, do Rio de Janeiro. Haddad interpreta Zaratustra, personagem escrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche que convida o público a refletir sobre valores, a moral, a busca por uma vida mais autêntica.
Confira a programação completa aqui.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.