Tatra Trucks está em fase final de negociações para implantação de sua fábrica em Ponta Grossa

Membros do conselho da Tatra na República Tcheca participam de reunião na Fecomércio PR

11/03/2020

Da esq. p/ dir.: Pavél Petrásek, Rui Lemes, Petr Rusek, Darci Piana, Petr Hendrych e Ricardo Salles

O presidente e o vice-presidente da fabricante de caminhões da República Tcheca, Tatra Trucks, Petr Rusek e Petr Hendrych, reuniram-SE nesta terça-feira (10) com o governador do Paraná em exercício, Darci Piana, na sede da Fecomércio PR, em Curitiba. Os executivos tchecos vieram ao Brasil para conhecer o condomínio industrial em Ponta Grossa, onde será instalada a fábrica de caminhões, além de ajustar os últimos detalhes para a vinda da marca no Paraná.

Participaram da reunião na Fecomércio PR, o diretor de exportações da Tatra Trucks, Pavél Petrásek, responsável pelas operações da empresa no Brasil, e o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, além de representantes dos escritórios de advocacia Fernando T. Ishikawa e Becker Direito Empresarial, Ortec Contabilidade, Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, SkyMarine Logistics e da Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado.

O chairman da Tatra Trucks destacou que o diferencial da empresa é a produção de caminhões para rodagem fora das estradas ou em solos difíceis. A marca possui tecnologia exclusiva de mobilidade do chassi e eixos das rodas que permite aos veículos se adaptarem a qualquer tipo de terreno. Por isso os caminhões da Tatra são amplamente utilizados para fins militares e para mineração, extração de petróleo, pavimentação de estradas e extração madeireira. “Nós temos a melhor marca de caminhões off road do mundo. Na Austrália, temos a missão de levar mobilidade a locais inexplorados. Na Rússia, na longínqua Sibéria, nenhum outro caminhão vai além dos ‘Tatras’ para extração de óleo e mineração. E agora chegamos ao Brasil. Não há dúvidas de que vamos iniciar as atividades da Tatra neste país”, afirmou Petr Rusek.

Piana lembra que a iniciativa para a vinda da fabricante tcheca de caminhões ao Brasil ocorreu quando ainda era cônsul honorário da República Tcheca e destaca a importância desse investimento para o Paraná. “Uma das prioridades do Governo estadual, assim que assumimos, foi organizar a Administração e fazer com que o Paraná se tornasse um ambiente atrativo para investimentos. Da parte do Governo, faremos tudo o que for possível para trazer a Trata para Ponta Grossa, de forma semelhante ao que já fizemos para outras empresas que aqui se instalaram, gerando empregos e movimentando a economia paranaense”, reitera.

A instalação da Tatra em Ponta Grossa deverá ocorrer no segundo semestre deste ano. As adequações nos barracões em que funcionará a planta brasileira já estão em andamento.

A Tatra dará preferência para contratação de mão de obra local, o que vai gerar diversas vagas de emprego na cidade. A empresa já selecionou dez estudantes de várias áreas da engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para um estágio de um ano em sua sede, na cidade de Kopřivnice, na República Tcheca. Após o retorno, eles estarão habilitados a fazer parte da empresa.

A fábrica brasileira da Tatra produzirá modelos de caminhões para utilização em mineração, florestal, construção e pavimentação.

• Reunião com presidência da Tatra Trucks na Fecomércio PR. Curitiba, 10/03/2020. Foto: Ivo Lima/Fecomércio PR | Fecomércio
  • Condomínio Industrial e Logístico Campos Gerais, onde será instalada a fábrica da Tatra em Ponta Grossa | Fecomércio

Publicado por Karla Santin

11/03/2020 às 11:55