Sivana Apucarana

Relacionamento com o associado é o diferencial do sindicato.

28/07/2021

Texto: Rafaelle Batista | Imagem: Shigueo Murakami

Há mais de 20 anos o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) tem como objetivo tornar o comércio mais competitivo, forte e próspero. Atuação que se estende para os municípios de sua base territorial: Apucarana, Cambira, Bom Sucesso, Marumbi, Marilândia do Sul, Kaloré, Novo Itacolomi, Califórnia e Rio Bom.

Para a presidente Aida Santos Assunção, o que diferencia o sindicato é o relacionamento com o seu associado. “Acredito que precisamos informar sempre o que se passa, para que ele possa tomar as melhores decisões”, indica.

Entre as principais ações do Sivana, destacam-se o esforço em criar oportunidades de vendas, ampliação do horário do comércio e as Convenções Coletivas de Trabalho. “O trabalho na convenção coletiva é intenso, mas o sindicato sempre busca fazê-la de forma adequada, que atenda aos anseios dos lojistas, sem deixar de olhar para as necessidades e direitos dos colaboradores”, completa a presidente.

Pandemia

Apesar de sentir os efeitos colaterais da pandemia, o comércio não ficou desamparado, com o envolvimento do sindicato junto ao poder público em reuniões semanais para manter o comércio aberto, seguindo os protocolos emitidos pelos órgãos de saúde.

O resultado dessa participação ativa nas decisões refletiu positivamente, como informa a presidente. “Fechamos sim, mas estamos entre as cidades que ficaram menos tempo de portas fechadas”.

Aida destaca que o sindicato realizou campanhas de conscientização entre os comerciantes sobre os cuidados de prevenção, além de reforçar a necessidade do número adequado de ônibus, para um transporte sem aglomeração dos colaboradores do comércio e usuários.

Retomada econômica

Mesmo que o período pandêmico continue presente, o comércio se esforça diariamente para recomeçar com força total, recebendo o apoio do sindicato em ações como o Apucarana Liquida, realizado em fevereiro e que visa impulsionar as vendas.

De acordo com a presidente, é uma campanha de credibilidade que marca presença no calendário do lojista de Apucarana há 13 anos, e também dos consumidores, que aguardam pela data. “A adesão chega a 150 lojas, o que é motivo de orgulho para o Sivana”, comemora.

Sobre planos para uma retomada econômica, ela destaca as parcerias como essenciais para o desenvolvimento das ações do dia a dia de forma mais abrangente. “A Fecomércio PR é uma grande parceira nas ações do Sivana, assim como a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Apucarana (CMEG). Esse apoio nos motiva e dá força para engajar em novos projetos e retomarmos de forma grandiosa”, finaliza a presidente.

SIVANA APUCARANA – Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana

E-mail: www.sivana.com.br