06/03/2020
O Sesc da Esquina sediou ontem (04), o 1º Simpósio Paranaense de Justiça, Ética e Compliance, promovido pelo Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e a Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil e Japão (Apaex), em conjunto com a Escola de Gestão do Paraná e Controladoria-Geral do Estado do Paraná.
O objetivo foi sensibilizar e capacitar profissionais dos setores público e privado, tais como funcionários das Secretarias de Estado do Paraná, empresários, sociedade civil e o público acadêmico sobre a importância da ética, da justiça, da integridade, da governança e do compliance. “Esse evento surge dentro de um contexto nacional, que é debater importantes temas na área de governança, risco e conformidade, especialmente aqui no Estado do Paraná, onde estamos implementando, seguindo diretrizes da Controladoria do Estado, o programa de integridade em toda a administração pública”, justificou o Chefe do Departamento de Justiça, Felipe Eduardo Hideo Hayashi.
O presidente da Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil e Japão (Apaex), Rodrigo Schmidt, ressaltou que a Apaex tem promovido e apoiado vários eventos relacionados à governança, com o suporte da Agência de Cooperação Internacional do Japão, a Jica. “Como o compliance vem sendo desenvolvido também na Fecomércio e em todo o Sistema S, foi uma ideia, juntamente com o Departamento de Justiça da Secretaria de Estado, promovermos esse evento. Envolvemos outros órgãos da administração pública e também vários parceiros que se agregaram a este projeto, pela relevância que o compliance tem todas as instituições, sejam públicas ou privadas”, destacou.
Participaram do evento o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Bráulio Cesco Fleury, representando a Escola de Gestão; o controlador-geral do Estado do Paraná, Raul Siqueira; o diretor de Justiça, Cidadania e Trabalho da Sejuf, Antonio Devechi; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Takagi Masahiro; o superintendente da Fecomércio, Eduardo Luiz Gabardo Martins; o representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Atsunori Kadoya; os representantes da Câmara do Comércio e Indústria Brasil e Japão do Paraná (CCIBJ), Arata Hara e Bruna Hara, o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto; e o diretor administrativo e financeiro da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Pedro Carmona Gallego.
O evento contou com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Sanepar, Copel e Celepar.
O controlador-geral do Estado do Paraná destacou a qualidade técnica do evento, que reuniu professores e especialistas em compliance. “Somos um estado afortunado por termos pessoas tão capacitadas e de tamanho conhecimento na área de políticas de integridade e compliance. O Paraná é um Estado preocupado de trazer todo esse cenário de compliance para dentro da administração pública”, afirmou Raul Siqueira.
“Quero parabenizar CGE pela iniciativa e pelo trabalho que vem sendo desempenhado, porque o estado do Paraná está muito à frente de outros estados da Federação nessa área, o que torna uma referência em políticas de integridade”, avaliou Bráulio Cesco Fleury.
Apoiador do evento, o representante da Jica salientou a relevância do debate. “Esse tema compliance e justiça é muito importante para todos, tanto para o setor público quanto para o privado, por isso a Jica está apoiando esse simpósio”, relatou Atsunori Kadoya.
Representando o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Eduardo Luiz Gabardo Martins reiterou o compromisso da instituição com a implantação de políticas de governança, transparência e compliance. “O Sistema Fecomércio é privilegiado em poder sediar esse simpósio. Nós, do Sistema Fecomércio Sesc Senac, já temos o nosso implantado desde 2018 funcionando perfeitamente bem, com apoio de todos os colaboradores e certamente no dia de hoje iremos aprender um pouco mais com esses palestrantes que aqui estão”, disse.
O deputado federal e secretário de Justiça Família Trabalho, Ney Leprevost, cumprimentou os participantes e destacou os efeitos do compliance na sociedade. “Nosso país tem desafios tremendos. Ainda é muito grande o número de pessoas que estão na faixa de pobreza e, portanto, a corrupção não pode ser admitida em hipótese alguma. Por isso a importância do compliance, que é preventivo, evita não apenas problemas relacionados ao desvio do dinheiro público ou corrupção, mas também problemas de outros tipos que surgem no dia a dia da administração”, avaliou.
A programação do evento foi composta por três painéis. O primeiro teve como tema “Compliance anticorrupção, investigações e cooperação”, com mediação de Felipe Eduardo Hideo Hayashi (delegado federal integrante da equipe original da Operação Lava Jato e atual chefe do Departamento de Justiça da Sejuf) e participação de Luciano Flores de Lima (superintendente da Polícia Federal no Paraná), Carlos Fernando dos Santos Lima (procurador da República e membro das Força-Tarefa Lava Jato e Banestado) e Carlos Ayres (advogado e professor dos cursos de Compliance, Direito Penal Empresarial e Direito Administrativo na FGVLaw).
No segundo painel abordou o tema “Ética e Proteção de Dados – Acesso à Informação Pública versus Proteção de Dados”, com mediação de Luiz Gustavo Gomes Andrioli (secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Paraná e presidente da Rede de Controle da Gestão Pública no Paraná), com a participação de Pedro Carmona Gallego (diretor da Celepar), de Cristiano Lisboa Yazbek (advogado e Diretor do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT) e do advogado e parecerista Rodrigo Pironti Aguirre de Castro.
Por sua vez, o terceiro painel debateu “Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno), com mediação de Rodrigo Schmidt (coordenador de compliance e assessor do Departamento de Relações Internacionais da Fecomércio e presidente da Apaex), com participação de Raul Siqueira (controlador-geral do Estado do Paraná), Vicente Loiácono Neto (diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel) e Rita de Cássia Gorny Becher (gerente de Governança, Risco e Compliance da Sanepar).
No encerramento, o simpósio contou com a palestra magna do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador geral da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, que falou sobre “Aspectos Comportamentais do Compliance”.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.