Sistema Fecomércio Sesc Senac PR pede apoio a parlamentares e representantes paranaenses para defesa do Sistema S

Presidente da instituição, Darci Piana, encaminha correspondência aos senadores paranaenses e aos deputados federais da bancada paranaense solicitando voto contrário a qualquer medida que corte recursos do Sistema S em caráter definitivo

02/04/2020

Diante dos cortes do governo nos recursos do Sesc e do Senac, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, está enviando correspondência aos senadores paranaenses e aos deputados federais da bancada paranaense solicitando voto contrário a qualquer medida que corte recursos do Sistema S em caráter definitivo.

Piana também vai solicitar ao governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, que atue na defesa das instituições do Sistema S junto aos demais parlamentares e representantes, a fim de evitar esta medida perversa com a população paranaense e brasileira, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade, público mais dependente da atuação do Sesc e do Senac.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR atua há mais de sete décadas no atendimento da população paranaense, na promoção da qualidade
de vida, na qualificação dos trabalhadores do comércio de bens,
serviços e turismo e no estímulo ao desenvolvimento econômico do Estado.

O Sesc PR possui 39 pontos de atendimento em todo o Paraná, além
de seis Unidades Móveis de odontologia, biblioteca e saúde da mulher. São
seis restaurantes e 14 lanchonetes que garantem refeições de qualidade a
preços acessíveis para trabalhadores do comércio e seus dependentes,
além de dois serviços de alimentação integrados. São 34 consultórios odontológicos, 24 bibliotecas e espaços de leitura, 16 Centros de Educação Infantil, 23 academias de ginástica multifuncional, além de 26 ginásios e quadras poliesportivas, 16 campos de futebol, canchas de areia e de bocha.

O Senac PR, por sua vez, dispõe de 36 Unidades de Educação Profissional e Tecnológica, que contam com 62 ambientes de prática profissional, além de quatro Unidades Móveis para cursos de qualificação, 31 polos técnicos para cursos a distância, 32 polos de graduação EAD e três faculdades tecnológicas.

Os números apresentados pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná em 2019 refletem a importância de seu trabalho para toda a comunidade. São inúmeras ações e programas. O Sesc, por exemplo, em dois de seus programas na área social, o Mesa Brasil e Justiça no Bairro Sesc Cidadão, beneficiou mais de 265 mil
pessoas. O Mesa Brasil distribuiu dois milhões de quilos de alimentos. O Sesc também investiu mais de R$ 46,1 milhões da arrecadação que recebeu das empresas no Programa de Comprometimento em Gratuidade (PCG), sendo R$ 43,1 milhões em projetos de educação. Já o Senac aplicou mais de R$ 53,2 milhões do valor repassado pelas empresas em cursos gratuitos, por intermérdio do Programa de Gratuidade (PSG). Foram mais de 104 mil pessoas atendidas, com um total de carga horária
realizada de 9 milhões de horas/ aula.

Essas são apenas algumas das ações promovidas pelo Sesc e pelo Senac com o valor custeado pelas empresas. Ações que fazem a diferença na vida de milhares de crianças, jovens, idosos e pessoas de baixa renda. Ações cuja continuidade está ameaçada com essa decisão unilateral do governo.

Publicado por Karla Santin

02/04/2020 às 12:23