14/08/2024
O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR é uma das entidades que apoiam e incentivam o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres, lançado nesta terça-feira (13), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A certificação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nós Por Elas (NPE) para reconhecer empresas comprometidas com a causa da prevenção e do combate à violência contra as mulheres.
Na cerimônia, o vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, e a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, assinaram um protocolo de intenções em que o Estado se compromete a ajudar a promover o selo entre empresas, instituições e organizações públicas do Paraná. Também foi formalizada uma parceria para que o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apoie a ABNT na certificação das empresas solicitantes do selo. A modelo, empresária e ativista na temática da violência doméstica, Luiza Brunet, foi a convidada especial do evento.
Os critérios para adesão foram definidos pelo Instituto Nós Por Elas. Ao todo, são 14 itens que podem ser analisados pela certificadora para definir o nível de comprometimento à causa da prevenção e do combate à violência contra a mulher. A avaliação do cumprimento dos requisitos é certificada pela ABNT.
A certificação é aplicável a qualquer tipo de organização, pública ou privada, independente da sua dimensão, localização e tipo de negócio. As empresas podem ser classificadas com selos bronze, prata, ouro ou platina, dependendo da quantidade de ações adotadas para proteção da mulher contra a violência.
“É um grande passo para que todas as empresas públicas e privadas, aderindo à certificação da ABNT, possam cumprir políticas de ESG, possam estar mais engajadas na Agenda 2030, promovendo cada vez mais a igualdade de gênero e combatendo todas as violências contra as mulheres e as meninas”, afirmou Leandre Dal Ponte.
Durante a cerimônia de lançamento a iniciativa recebeu a adesão de diversas entidades de classe, como Fecomércio PR, Sebrae/PR, ACP, Fetranspar, Ocepar, Faciap, Faep e Fiep, que também assinaram o protocolo de intenções para fomentar o selo no Estado. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, assinou, em nome do G7, grupo de entidades do setor produtivo do qual a Fecomércio PR faz parte, o protocolo de adesão.
Participaram da cerimônia o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes; a diretora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Cristina Lorenzon Ruckl, e o superintendente da Fecomércio PR, Eduardo Gabardo.
O compromisso do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com as causas femininas vem de longa data. E foi destacado por Darci Piana em seu discurso. “Quando assumi a presidência da Fecomércio, há 20 anos, a melhor atitude que eu já tomei foi criar a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, uma iniciativa presente em 22 cidades do estado e que atende milhares de empresas geridas por mulheres, com ações e cursos gratuitos do Senac. Também temos a Unidade Móvel Saúde da Mulher, do Sesc PR, que percorre os munícipios paranaenses, oferecendo consultas e exames para o público feminino”, salientou.
Outra importante ação é a parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher um Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPR (Cevid), assinado em 2023, que disponibiliza 200 vagas em cursos de qualificação profissional do Senac e atividades sociais e culturais do Sesc para as mulheres vítimas de violência doméstica.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.