20/03/2025
A empresária Niroá Ribeiro Glaser; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana; do diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, e o superintendente interino da Fecomércio PR, Alberto Samways
Nesta quarta-feira (19) o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, recebeu a empresária Niroá Ribeiro Glaser para a recepção de novos itens doados ao Museu do Comércio. O superintendente interino da Fecomércio PR, Alberto Samways, e diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, também participaram da assinatura dos documentos de doação.
Piana destacou a contribuição da Família Glaser para o Museu do Comércio. “Grande parte dos itens expostos vêm de contribuições como essa, que contam a história das atividades comerciais de todo o Paraná. Ficamos muito satisfeitos em dividir isso com a população”.
A Família Glaser, proprietária do estabelecimento comercial com o maior tempo de atividade ininterruptas no estado, cedeu em comodato 111 itens aos Museu do Comércio, além de um cofre histórico e mais de 300 livros. Umas das peças que já estão em exposição no museu e fazem sucesso entre os visitantes é a caixa registradora datada do início do século XX, de fabricação da The National Cash Register Company (NCR).
Niroá Ribeiro Glaser e Darci Piana
Para Niroá, exposição desses itens históricos é se suma importância. “Para o Sistema Fecomércio esses itens terão muito mais serventia do que se guardássemos em casa. É importante que os jovens conheçam nossa história”.
Acervo e visitação
O acervo de mais de 600 itens do Museu do Comércio é relacionado aos modos de vida dos comerciários, utilizados na prática produtiva e também de objetos que retratam o produzir dos comerciantes paranaenses desde meados do século XIX até os dias atuais.
Os visitantes do museu podem conhecer a evolução de maquinários, como a Central Telefônica da coleção Hermes Macedo que necessitava de telefonistas e operadores para transferir manualmente as ligações, passando pelo aparelho telefônico de disco que foi gradualmente substituído pelo telefone de teclas, que vigorou por muito tempo, mesmo já na telefonia móvel.
A visitação ao Museu do Comércio é gratuita e poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 19h. Agendamentos de escolas e grupos devem ser realizados pelo e-mail relacionamento.esquina@sescpr.com.br ou pelo telefone (41)3259-1350.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.