Sistema Fecomércio PR em ação pela retomada do turismo

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR participou da reunião com membros do Cetur/CNC, na quarta-feira (17), em Curitiba, para tratar de assuntos relacionados ao turismo nacional. A instituição foi representada pelo assessor da presidência, Giovani Bagatini.  A Caixa Econômica Federal informou que iniciou as operações com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), na ordem […]

23/03/2021

A Caixa Econômica Federal informou que iniciou as operações com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), na ordem de R$ 1,2 bilhões, com taxas de 5% ao ano + Selic e 12 meses de carência com prazo de pagamento de até 60 meses.

Durante a reunião foi informado que a Caixa Econômica Federal oferece outra linha de crédito para empreendedores de menor porte, com garantia do Sebrae. A linha, chamada FAMPE, está disponível não somente para empresas de turismo, mas para empreendimentos dos setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços.

Brasil Mais

O Sebrae Nacional apresentou o programa Brasil Mais, parceiro da Fecomércio PR pelo Sebrae PR. Este é mais um programa focado na recuperação econômica do estado, com o objetivo de aumentar em, pelo menos, 5% o faturamento de 3,5 mil empresas de comércio, serviços e turismo do Paraná.

Serão mais de 30 horas de capacitação, com temáticas como tendências, gestão/métricas, marketing, finanças, tutorias, experiência do cliente, vendas e fidelização e inserção digital.

Turismo em Movimento

Este projeto será implementado com base na metodologia do DTI (Destino Turístico Inteligente), a mesma utilizada no grupo DTI Curitiba, iniciativa do Comtur Curitiba. A Fecomércio PR também é apoiadora outra vez em parceria com o Sebrae PR. “Participamos da construção do plano para os próximos 10 anos, utilizando de métodos ágeis desenvolvidos por várias mãos da iniciativa pública, privada e não governamental”, comentou Bagatini.

Já o projeto do Cetur/CNC pretende desenvolver ações para impulsionar o turismo nos estados, a partir de uma avaliação com empresas e instituições do setor, à construção de uma agenda única nacional, bem como outras estratégias para mitigar os impactos da crise provocada pela pandemia.

Analisar tendências, identificar oportunidades e conhecer os pontos críticos para retomada do turismo nos estados são as principais linhas de atuação. As reuniões devem ocorrer todos os meses, de forma online, com participação de técnicos do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, além de outros atores do trade turístico do estado.

Texto: Karen Bortolini

23/03/2021 às 11:40