Sindióptica Paraná

Respeito pela classe marca a história do sindicato

28/07/2021

Texto: Rafaelle Batista  |  Imagem: Bruno Tadashi

Criado em 1987, o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná (Sindióptica PR) possui abrangência estadual. Com sede em Londrina, o sindicato realiza ações que visam beneficiar as empresas filiadas em todo o estado, de acordo com o presidente, Jose Alberto Pereira. Em diversas iniciativas o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR é parceiro constante.

“Quando assumimos o Sindióptica, sabíamos da necessidade da formação de novos profissionais óticos. Levamos nossa reivindicação ao presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que concordou em montar um laboratório de ponta no Senac Londrina Centro e formamos a primeira turma pelo Pronatec. Hoje temos também um laboratório em Curitiba, no Senac Portão”, destaca.

Mais uma conquista realizada pelo sindicato, em parceria com a Fecomércio PR e o deputado estadual Guto Silva, foi a criação da Lei 19.000, de 25 de abril de 2017, que proíbe a comercialização de óculos com grau e óculos de sol por ambulantes ou em estabelecimentos que não sejam devidamente credenciados para tal finalidade.

O presidente garante que o principal objetivo do sindicato é ser reconhecido como uma entidade sólida, que desempenha plenamente a sua missão de representar e defender a classe, lutando em prol de seus associados para que sejam cada vez mais valorizados e devidamente reconhecida a importância do segmento na economia paranaense. “O trabalho continua com muita determinação e respeito pela classe”, completa.

Pandemia

O período da pandemia foi desafiador para o comércio: diversos setores fecharam as portas devido as medidas restritivas, inclusive as óticas. Entretanto, a classe contou com a ação do Sindióptica PR junto ao poder público para considerar o setor como essencial.

“Graças ao apoio do vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana, o ramo ótico foi incluído no setor da Saúde e, por isso, considerado essencial”, informa o presidente. As atividades realizadas pelo segmento empresarial, para as lojas permanecerem abertas, devem seguir estritamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Retomada econômica

Pereira espera que com o aumento da vacinação no Brasil o setor produtivo volte a crescer. Ele informa que o ramo ótico já mostra sinais positivos de recuperação, e que no mercado ela será gradativa.

O sindicato é um dos parceiros no lançamento do Centro de Inovação do Comércio em Londrina, e o presidente garante que a expectativa é grande para os setores do mercado. “O comercio tem que acompanhar a evolução e, com a sua implantação, será ainda maior”, conclui.

Serviço

SINDIÓPTICA PARANÁ Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no estado do Paraná

E-mail: sindiopticapr@hotmail.com

Rua Governador Parigot de Souza, 220 – Caiçaras, Londrina – PR