Sindilojas Jacarezinho

Redes sociais se destacam como alternativa para movimentar o comércio na cidade durante a pandemia

28/07/2021

Texto: Rafaelle Batista  |  Imagem: Arquivo Pessoal

Localizado no Norte Pioneiro, Jacarezinho integra a Rota do Rosário, projeto que visa o desenvolvimento regional dos municípios por meio do turismo religioso e abrange diversas regiões do estado. Mais de 500 mil peregrinos que percorrem a rota todo ano, de acordo com o site Viagens da Fé.

A presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Maquinismos, Ferragens, Tintas e de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Jacarezinho (Sindilojas), empresária Mara Silva de Mello Moraes, ressalta que a rota ajuda a fomentar o comércio local com visitantes de várias regiões brasileiras.

Fundado no dia 31 de outubro de 1963, o Sindilojas Jacarezinho tem jurisdição, também, sobre os municípios de Andirá, Cambará, Barra do Jacaré e Ribeirão Claro.

Pandemia

Com quase trinta anos de empresa, Mara relata que a crise provocada pela pandemia foi diferente das passadas. Além do município sentir os impactos no comércio, a empresária exemplifica que sua loja também teve que se adaptar, como as demais. Ela destaca que o perfil dos consumidores mudou. “Estão mais exigentes, não é mais aquele fluxo de gente que entra e sai para gastar, você tem que buscá-los de alguma forma para trazer para dentro da sua empresa”.

O setor mais afetado no comércio local foi o de vestuário: “Não está tendo evento, o pessoal não está saindo”, aponta Mara. Bares e restaurantes também sentiram os impactos da pandemia; continuam de portas fechadas, atendendo apenas por delivery. A empresária avalia as redes sociais como um recurso valioso, pois é uma forma de movimentar o comércio de maneira segura e on-line.

A empresária comenta que a parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR está sendo essencial durante esse período, e que o Sindicato está se envolvendo em todas as campanhas, tanto em Jacarezinho quanto nas demais cidades de atuação.

Retomada econômica

Em parceria com a Associação Comercial, o Sindilojas Jacarezinho realizou uma live, no começo de abril, com foco nas empresas dentro do Sindicato. O evento serviu como alternativa on-line para promover engajamento dos consumidores, na qual os lojistas apresentaram seus produtos com promoções e preços acessíveis, incentivando as vendas. “Foi muito bom o retorno, os lojistas que participaram ficaram felizes”, enfatiza.

A presidente comenta com otimismo as previsões para a retomada econômica do comércio neste segundo ano de pandemia e que o mês de março já apontou sinais de melhora. Mara relata que notou aumento no movimento. “Não por excesso, mas porque estava parado mesmo; agora as pessoas estão começando a voltar, o comércio a fazer propaganda, dá para perceber que todo mundo está querendo reagir. No que depender do sindicato, estamos prontos para ajudar”, finaliza.

Serviço

SINDILOJAS JACAREZINHO – Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Maquinismos, Ferragens, Tintas e de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Jacarezinho

E-mail: sindilojistas@gmail.com

Rua Dr. Heráclio Gomes, 732 – Jacarezinho – PR