Sinca promove palestra sobre cenário econômico brasileiro

Otimismo é a palavra que resume o seminário “Ações poderosas para um novo Brasil”, promovido ontem (15), em Curitiba, pelo Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná (Sinca PR), com a presença dos palestrantes professor Jair Santos e do jornalista Paulo Henrique Amorim. Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac […]

16/10/2013

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a ação do Sinca demonstra a importância do setor que o sindicato representa e a necessidade de constante aprendizado. Segundo o presidente do Sinca, Paulo Hermínio Pennacchi, a união dos empresários é necessária para que haja transformação do meio.

De acordo com Santos, as empresas escolhem envelhecer quando a teimosia é colocada à frente dos negócios. “O dinamismo do mercado está tornando nosso país mais competitivo. É quando nosso negócio vai bem que precisamos mudar e precisamos estar treinados para as oportunidades”, destacou.

Santos também enfatizou que as empresas precisam ser organismos de vendas. “Sem as pessoas certas os negócios não darão certo. É necessário empresas descentralizadoras, com mais pessoas com poder de decisão e desenvolver profissionais com atitudes vencedoras”, pontou.

O jornalista Paulo Henrique Amorim apresentou à plateia de empresários o atual cenário econômico brasileiro e as expectativas a médio e longo prazo e como as empresas podem se beneficiar com esta situação e salientou que o país criou uma nova geografia econômica, desenvolvendo-se em todas as regiões. Amorim ressaltou que o país vive o emprego pleno, com taxa de desemprego na casa dos 5%, enquanto países europeus estão com mais de 60% da sua população jovem desempregada. “Dentre as 50 maiores obras do mundo, 15 estão em andamento no Brasil. Embora o PIB tenha crescido pouco, a renda do brasileiro cresceu 8% e é isso que está no bolso do consumidor. A economia brasileira está ficando do tamanho do Brasil”, disse.

Durante o seminário foi realizada uma homenagem especial ao profissional Edmar Sguario, da Swedish Match do Brasil (Fiat Lux), por seu profundo conhecimento no setor atacadista distribuidor, atuando no ramo nos últimos 40 anos.Texto: Silvia Bocchese de Lima
Crédito fotos: Kuko

O líder da ABAD na região Sul, Odemar Müller; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o jornalista Paulo Henrique Amorim; o professor Jair Santos, e o presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o empresário e ex-presidente do Sinca PR, Gumercindo Ferreira dos Santos Junior; o presidente do Sinca PR, Paulo Hermínio Pennacchi; o homenageado Edmar Sguario; o ex-presidente do Sinca PR, Alceu Ribeiro; o consultor na área de comércio e varejo e ex-presidente do Sinca PR, Alceu Breda, e o conselheiro do Sesc PR, conselheiro fiscal e ex-presidente do Sinca PR, Eduardo Rubens de Andrade