Sessão solene abre o 29º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais em Curitiba

Legenda foto mesa diretiva: O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana em discurso na abertura do evento. A mesa diretiva foi composta pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski ; o patrono do 29º Encontro, Flávio Obino Filho ; o presidente do Sirecom e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo […]

16/05/2013

Legenda foto mesa diretiva: O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana em discurso na abertura do evento. A mesa diretiva foi composta pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski ; o patrono do 29º Encontro, Flávio Obino Filho ; o presidente do Sirecom e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Cesar Nauiak ; o governador do Paraná em exercício, Flávio Arns ; o presidente do Sindlojas Curitiba, Ari Faria Bittencourt ; o presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos; o presidente da Fecomércio Goiás, José Evaristo dos Santos; o presidente do Sindilojas RJ, Aldo de Moura e o diretor-presidente da Agência Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho.

Promovido pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas, Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas Curitiba) e pelo Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom-PR), o 29º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais foi iniciado ontem (15), na Expo Unimed, em Curitiba (PR).

Com o tema “Sustentabilidade Empresarial”, o evento segue até sexta-feira (17), e busca fomentar a troca de conhecimentos e análise de temas ligados ao desenvolvimento do comércio e do sindicalismo patronal brasileiro. A 29ª edição do Encontro conta o patrocínio é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sebrae, Caixa Econômica Federal, Fomento Paraná, Compagás e Sicoob. O apoio é do Governo do Estado do Paraná, da Ocepar, Água Timbu, Curitiba Convention Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo e Prefeitura de Curitiba.

Para o presidente do Sindilojas Curitiba, Ari Faria Bittencout, o encontro é uma boa oportunidade para o debate, a confraternização e a amizade. Ele lembrou a última vez que Curitiba sediou o evento, em 1996, com público formado por 700 representantes de sindicatos patronais, e comemora receber novamente o evento na capital paranaense. “Que esse encontro se torne para nós todos, um evento inesquecível que poderemos lembrar pelo seu sucesso”, afirmou.

O presidente do Sirecom-PR , Paulo Cesar Nauiack, comemorou a reunião de mais de 1,2 mil líderes sindicais no encontro em prol ao fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo, que corresponde a um volume superior a 50% do PIB do país. “Fazemos parte de um círculo virtuoso da economia. Encabeçamos a geração de empregos, garantimos renda à população e criamos condições favoráveis ao consumo, o que garante sustentabilidade, ampliação e novos negócios. Nossos segmentos se caracterizam pela transversalidade e capilaridade. Estão em todos os povoados, vilas, municípios, dos mais de 5.000 deste nosso Brasil. Gerando emprego e renda para todos os brasileiros”, ressaltou.

Escolhido como patrono do 29º Encontro, o advogado trabalhista Flávio Obino Filho, relembrou a trajetória do evento prestes a completar 30 anos de avanços do setor sindical. “A primeira vez em que participei do encontro, tinha 20 anos e foi lá que conheci muitos nomes que fizeram história e garantiram o sucesso desse evento, muitas delas aqui presente nesta edição de Curitiba. Espero que ele continue avançando”, desejou.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, se disse orgulhoso de receber no Paraná delegações vindas de todo o Brasil. “Gostaria de falar sobre o povo trabalhador e realizador que são os paranaenses. Formado por diversas etnias, que criou esse estado jovem, e que hoje expõe sua vontade de contribuir para o progresso do país”, comentou.

O presidente CNC, Antonio Oliveira Santos, disse se sentir em casa, por estar ao lado de líderes e representantes sindicais ou “lutadores do comércio”, como citou. “São novos tempos, expectativas… buscamos cada vez mais o fortalecimento da nossa estrutura sindical, na qual transformaremos ameaças em possíveis oportunidades. A CNC está atenta a essas mudanças. Encontros como esse são para discutir e apresentar soluções de forma clara e objetiva. Espero que seja produtivo”, ponderou.
O governador em exercício, Flávio Arns, assim como Piana, ressaltou as belezas e potencialidades paranaenses, e destacou o trabalho desenvolvido pelo comércio de bens, serviços e turismo em favor ao ser humano e no âmbito social.

Também compuseram a mesa, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski; o diretor-presidente da Agência Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho; o presidente da Fecomércio Goiás, representando as demais Federações, José Evaristo dos Santos; o presidente do Sindilojas RJ, representando os Sindilojas de outros estados, Aldo de Moura; presidentes, vice-presidentes e representantes e delegações de Federações do Comércio de todos os estados e do Distrito Federal, além de outras autoridades.

16/05/2013 às 00:00