NOTÍCIAS

Sesc PR será palco do Festival de Curitiba e celebra o protagonista de artistas surdos

O Teatro do Sesc da Esquina e o Sesc Paço da Liberdade abrem suas portas para receber atrações do  33º Festival de Curitiba – um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina – que ocorrerá de 26 de março a 6 de abril. Serão mais de 350 atrações, reunindo estreias […]

24/03/2025

Serão mais de 350 atrações, reunindo estreias nacionais, espetáculos premiados e aclamados pelo público, além de dança, circo, humor, música, oficinas, showsperformances e gastronomia, distribuídos em 70 espaços da cidade.

O Sesc PR há anos é apoiador do Festival de Curitiba

Mostra Surda de Teatro

Para celebrar o protagonismo de artistas surdos, destacar e valorizar produções teatrais da comunidade surda, o festival leva ao Teatro Sesc da Esquina a Mostra Surda de Teatro, Fringe e Interlocuções – momento de debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros. O público terá a oportunidade de acompanhar, na sexta-feira (28), às 15h; no sábado (29), às 17h e, no domingo (30), às 16h, o espetáculo de dança Movimento de Escuta, da Cia de Dança SOM, composta por cinco bailarinos surdos. Com direção de Clara Kutner, o espetáculo apresenta uma metáfora de um campo de batalha, onde bailarinos lutam com seus corpos em um jogo que mescla dança e SLAM.

Espetáculo de Dança Movimento de Escuta | Crédito imagem: Divulgação

Na sexta-feira (28), às 20h, Vozes Silenciadas é um convite à sensibilização sobre injustiças e dramatiza relatos reais de surdos do interior do Ceará, abordando temas como diagnóstico, educação, emprego, exploração financeira e discriminação.

Espetáculo Vozes Silenciadas | Crédito imagem: Divulgação

A Astronauta Mara: a aventura no mundo das bocas e das mãos, no sábado (29), às 10h, é uma apresentação bilingue em Língua Portuguesa  e na Língua Brasileira de Sinais (Libras) que promove inclusão e diversidade por meio de uma jornada cósmica, protagonizada por Mara, uma astronauta surda.

Espetáculo infantil A Astronauta Mara: a aventura no mundo das bocas e das mãos | Crédito imagem: Divulgação

Também no sábado (29), às 19h, com direção de Octávio Camargo e Rafaela Hoebel, Ilíada em Libras: Canto I é uma montagem teatral da obra Ilíada de Homero, traduzido e performado em Libras.

Espetáculo Ilíada em Libras: Canto I | Crédito imagem: Divulgação

No domingo haverá três apresentações. O primeiro será às 10h: A Chapeuzinho Azul – uma releitura de Chapeuzinho Vermelho – com lições sobre a cultura surda, celebrando a inclusão e o respeito à diversidade cultural e promovendo reflexões sobre convivência e acessibilidade.

Espetáculo A Chapeuzinho Azul | Crédito imagem: Divulgação

À tarde, às 14h, a atriz surda Lyvia Cruz dá vida à protagonista de A Palhaça Surda Mara, trazendo uma profusão de emoções e narrativas.

Espetáculo A Palhaça Surda Mara | Crédito imagem: Divulgação

Ainda no domingo (30), às 19h, o público poderá acompanhar Corpo, Preto, Surdo: nós estamos aqui, com direção de Clarandreia Ribeiro – uma produção que aborda a experiência de pessoas surdas e ouvintes negras ao explorar questões de identidade, representatividade e resistência.

Espetáculo de drama: Corpo. Preto, Surdo: Nós estamos aqui | Crédito imagem: Divulgação

Fringe

Com mais de 280 espetáculos, a Fringe é uma mostra aberta que ocorre durante o Festival de Curitiba, com a participação de companhias profissionais, estudantes de teatro, circo, música, dança e performance de várias partes do Brasil e de dezenas de países. Um dos 16 espaços a serem palco da Fringe em 2025 é o Teatro Sesc da Esquina. Nos dias 1º e 2 de abril, 25 artistas apresentam Arrebentação – um espetáculo de teatro experimental que apresenta laços familiares, permanências, rupturas, vínculos de afeto e pertencimento.

O público também terá a oportunidade de acompanhar, em três momentos, nos dias 4, 5 e 6 de abril, Dançando Villa – inspirado na obra, vida e personalidade de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores do Brasil. O espetáculo celebra a riqueza cultural brasileira ao combinar a música de Villa-Lobos com elementos que foram a base da identidade do país.

Interlocuções

Um dos eixos formativos do Festival de Curitiba é o Interlocuções – atividades propostas para ampliar a experiências e a integração entre artistas e público, além de atrair estudantes e  grupos para pensar as artes cênicas e suas linguagens.

Nesta quarta-feira (26), às 19h, na Livraria do Sesc Paço da Liberdade, ocorre o lançamento do livro Qualquer semelhança não é mera coincidência: um olhar para a escola a partir do teatro, de Jean Carlos Gonçalves, seguido de uma roda de conversa “A escola em discurso na arte e na vida, com Michelle Bocchi Gonçalves (UFPR), Tom Menegaz (UFU), Roberta Ninin (Unespar) e Adriana Teles de Souza (SEED/PR).

O psicólogo, ator, produtor cultural e professor de teatro, Pedro Ziroldo é o convidado para a roda de conversa, na quinta-feira (27), às 13h30, sobre Corpo-Rio: Atuação, texto e direção, na Sala de Atos do Sesc Paço da Liberdade e, na quinta-feira à noite, a partir das 19h, no mesmo local, ocorre a mesa-redonda Trajetória e Perspectivas do GE Corpo e Educação da ANPEd, com Adrianne Ogêda Guedes, Annie Afonso, Cristiane Wosniak, Jean Carlos Gonçalves, Jessé da Cruz e Isleide Steil.

Em frente ao Sesc Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, no sábado (28) e no domingo (29), às 14h e às 18h, Natasha Pasquini apresenta a Performance MNCV – Mulheres Negras Curtindo a Vida. Trata-se de uma ação de escuta que celebra as memórias de prazer e alegria de mulheres negras.

Também no sábado (28), às 16h, na livraria da unidade, Patrick Pessoa faz o lançamento do seu livro Metamorfoses da Crítica, seguido de uma bate-papo entre o autor e as críticas Annelise Schwarcz e Francisco Mallmann, em torno da escrita crítica como uma forma de ação performativa.

O experimento poético-científico Testar Saudade: Laboratório de Análises Clínicas, de Júlia Medeiros, será encenado dias 31 de março e de 1º a 3 de abril, na Sala Cinepensamento da unidade e é uma tentativa de dar concretude ao sentimento  e evidenciar o impacto das emoções nos arranjos sociais, geográficos, econômicos, políticos, históricos.

De 2 a 6 de abril, das 14h às 17h, na Sala de Atos, é a vez de Rosane Chamecki e Andrea Lerner ministrarem a oficina de dança O Tempo no Corpo.

Na quinta-feira (3), às 14h, estão programados os lançamentos dos livros Dramaturgia Galerosa, de Adanilo, e Tetralogia da Família, de Francis Madson, seguido do bate-papo O que diz essa tal de nova dramaturgia brasileira?, com Eric Lima e Taciano Soares.

Por fim, no sábado (5), às 10h, a professora de teatro da Unespar Soraya Martins ministra a masterclass Teatralidade-Aquilombamento: sobre estética, política e quereres.

Todas as atividades do Interlocuções que ocorrerão de 26 de março a 6 de abril, no Sesc Paço da Liberdade, estão com os ingressos esgotados.

Serviço:

33º Festival de Curitiba

Período: de 24 de março a 6 de abril de 2025

Ingressos e informações: www.festivaldecuritiba.com.br

Publicado por Silvia Bocchese de Lima

24/03/2025 às 16:33

©2025 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.