Sesc PR promove reunião de alinhamento com a Casa Civil e a Defesa Civil sobre ações de combate à dengue

Na segunda-feira (2) representantes da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Carlos Mario Pereira, e da Defesa Civil, Capitão Marcos Vidal da Silva Junior participaram de uma reunião com colaboradores do Sesc PR para alinhamento de ações de combate à dengue. Eles foram recebidos pela gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR […]

04/05/2022

Na segunda-feira (2) representantes da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Carlos Mario Pereira, e da Defesa Civil, Capitão Marcos Vidal da Silva Junior participaram de uma reunião com colaboradores do Sesc PR para alinhamento de ações de combate à dengue. Eles foram recebidos pela gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR em exercício, Paula Marquesine; pela analista de Educação em Saúde do Sesc PR, Giovanna Cartens Castellano, e pela técnica de atividades de Ação Social e Saúde do Sesc PR, Elda Lilian da Cruz Corrêa da Silva.

Ações alinhadas:

10/05: Ação de orientação na Boca Maldita, em Curitiba;

14/05: Ação junto aos trabalhadores da empresa de ônibus Redentor/CIC;

Números

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde confirma mais quatro mortes em decorrência da doença, aumentando para nove o número total de óbitos no Paraná. Os dados são do 36º Informe Epidemiológico do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e segue até julho de 2022. Os pacientes que morreram eram das regiões Oeste e Noroeste do Estado.

O informe registra ainda 109.574 casos notificados no Paraná. São 15.230 a mais na comparação com a semana passada. Além disso, há 37.048 confirmações de casos, um aumento de 23,45% em sete dias.

Dos 374 municípios que registraram notificações de dengue (93,7% do Estado), 309 já confirmaram a doença (77,4%). De acordo com o relatório, 269 deles confirmaram casos autóctones no período, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

Com o objetivo de driblar esses números, o Sesc PR, em parceria com a SESA, prorrogou a Campanha Aqui o Mosquito Não Entra. Diversas ações serão realizadas em todo o Paraná até o dia 31 de maio. O intuito da iniciativa é conscientizar a população paranaense em uma força tarefa contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O Sesc PR também desenvolveu um jogo interativo por meio de seu aplicativo, com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito. Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação de criadouros do mosquito serão premiados após o término da campanha.

Até o momento 135.218 focos e criadouros do mosquito já foram eliminados. Eles foram registrados por 5.326 paranaenses, de 269 municípios do estado.

Mais informações sobre a campanha pelo site  www.sescpr.com.br/contradengue

Texto: Isabela Mattiolli

04/05/2022 às 11:19