Sesc PR inicia semana de entregas de doações em União da Vitória

Os 267 km que separam as cidades de Francisco Beltrão e União da Vitória foram marcados ontem (30) pela solidariedade. Os dois municípios fazem parte do grupo de outros 148 que decretaram situação de emergência devido as fortes chuvas que atingiram o Paraná no mês de junho. Com o nível do Rio Iguaçu a 8,3 […]

01/07/2014

Os 267 km que separam as cidades de Francisco Beltrão e União da Vitória foram marcados ontem (30) pela solidariedade. Os dois municípios fazem parte do grupo de outros 148 que decretaram situação de emergência devido as fortes chuvas que atingiram o Paraná no mês de junho. Com o nível do Rio Iguaçu a 8,3 metros, União da Vitória foi o mais atingido, com três mil e quinhentas famílias desabrigadas e aproximadamente 12 mil pessoas desalojadas, de acordo com dados da Defesa Civil.

Após 20 dias de alagamentos, o nível do Rio Iguaçu começou a baixar e aos poucos as famílias vão retornando as suas casas. Foi nesse momento de reconstrução que o Sesc PR iniciou as ações de doação no município, por meio do Programa Mesa Brasil de Francisco Beltrão. A gerente executiva do Sesc Ponta Grossa e do Núcleo de União da Vitória, Maristela Bruneri, explica que as unidades do estado, em conjunto com o Programa Sesc Solidário do Departamento Nacional, estão unindo forças em auxílio às famílias que foram prejudicadas pelas chuvas no Paraná. “Precisamos do apoio de outras unidades, sobretudo das que atuam com o Mesa Brasil e que já desempenham esse trabalho de ponte para quem precisa”, completa.

A primeira leva de doações do Mesa Brasil de Francisco Beltrão ao município somou 3,5 toneladas, distribuídas por meio de kits montados com duas conservas de legumes, doce de frutas e milho para pipoca, que foram entregues no Ginásio do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), local onde a prefeitura está organizando um espaço de triagem para a destinação as famílias, com o apoio de voluntários e do Exército Brasileiro. “Agora estamos na fase de reconstrução. Hoje começamos a distribuição dos donativos às famílias que estão retornando as suas casas, com a ajuda do Exército. Estamos com duas equipes com quatro caminhões cada atendendo inicialmente nos bairros São Cristovão e São Bernardo”, frisa o diretor de Operações da Defesa Civil em União da Vitória, Marco Antonio Coradin.

De acordo com ele, em 30 anos União da Vitória passou por três grandes enchentes: em 1983, 1992 e agora, em 2014. Para Coradin, a população do município não ficou desassistida, graças ao envolvimento das lideranças locais e estaduais, além de entidades como o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de União da
Vitória, Horst Adelberto Waldraff, participou da entrega dos kits pelo Mesa Brasil de Francisco Beltrão no Ginásio da Uniav e ressaltou a importância de doações como as que estão sendo feitas diariamente, em prol a população local, visto o cenário desolador em que o município está inserido. “Agradeço muito aos parceiros do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, na pessoa do presidente Darci Piana, o que vocês estão fazendo por nós. Essas doações são muito bem vindas e realmente eu só tenho a agradecer”, enfatizou.

Recomeço

A assistente administrativa, Sonia Regina de Oliveira, tem uma longa batalha pela frente. Ela aproveitou a dispensa que recebeu do trabalho no período da tarde para começar a colocar a casa em ordem, depois de mais de 15 dias fora de casa. Ao lado da mãe e de uma amiga, ela toma forças para continuar, começando pela faxina em casa. “Quando a água começou a entrar já era madrugada. Só deu tempo de sair com a roupa do corpo, o resto não tem o que não molhou”, desabafa.

Em um abrigo instalado próximo dali, 13 famílias dividem o mesmo espaço de convivência, pois ao contrário de Sandra, elas ainda não conseguiram retornar para suas casas. “Já estivemos em 17 famílias desde o início da enchente. Na minha casa ainda tem água, mas eu já estou arrumando as coisas. Por mim já tinha voltado”, comenta a auxiliar de cozinha, Michele Veiga, que coordena o abrigo e, junto a outras mulheres, auxilia nos afazeres diários das famílias ali instaladas, tanto na parte da cozinha, como na logística do banheiro e na limpeza do espaço.

“Eu consegui tirar a geladeira e a máquina de lavar roupas, além das minhas três filhas. É difícil pensar como vai ser agora, mas temos que levantar a cabeça e seguir em frente. Vou ter que correr atrás”, prevê.

Mesa Brasil + Sesc Solidário

O Sesc Paraná, por meio do Programa Mesa Brasil, se une ao Programa Sesc Solidário, do Departamento Nacional, em auxílio às pessoas afetadas pelas chuvas em União da Vitória. A ação em União da Vitória terá continuidade até o dia 4 de julho, com doações do Mesa Brasil e do Sesc Solidário, os quais repassarão produtos alimentícios e de limpeza doados por empresas a unidades do Mesa Brasil do estado, que serão destinados a famílias do município. Na lista de doações ao município ainda consta: maionese (uma tonelada), chocolate (1,2 tonelada), sucrilhos (2,2 toneladas), biscoito (uma tonelada), além de produtos de limpeza (duas toneladas).

01/07/2014 às 18:31