Sesc PR e SESA promovem live da Campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”

Atualizações sobre a Dengue, formas de prevenção, eliminação de focos, sintomas e tratamentos disponíveis farão parte da roda de conversa virtual

23/02/2022

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) realizam a segunda edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”. Ações de conscientização fazem parte da iniciativa e, nesta quarta-feira (23), uma roda de conversa virtual sobre a Dengue será transmitida ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube, a partir das 19h.

A 18ª Regional de Saúde apoia a live que tem como principal objetivo trazer atualizações sobre a doença, formas de prevenção, eliminação de focos, sintomas e tratamentos disponíveis. Para falar sobre esses assuntos participam do encontro virtual o coordenador de endemias da 18ª Regional de Saúde, Aléssio Braganholo Neto; a inspetora de saneamento da 18ª Regional de Saúde, Maria Helena Mendes Luiz; a interlocutora da Seção de Vigilância Epidemiológica (SINAN), Miriã Braz Duarte Eugênio, e o médico infectologista Claudio Queniti Hirai.

A live é aberta para todos os públicos e pode ser acessada AQUI.

Campanha

De acordo com o último informe epidemiológico divulgado pela SESA em 15 de fevereiro, o Paraná registrou 19.742 casos suspeitos da doença, com 951 confirmações. Os dados são do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Além das ações de conscientização, a campanha “Aqui o Mosquito Não Entra” estimula uma competição entre municípios, com uma espécie de game, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná. A estratégia principal da iniciativa é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois, e compartilhar no aplicativo do Sesc PR.

Para cada ação haverá uma pontuação. Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão conhecidos e premiados após o término da campanha, em data a ser definida.

Na primeira edição da campanha, em 2021, 3.128 paranaenses, de 249 municípios,  engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A campanha vai até o dia 30 de abril e ainda está programado um Dia D com ações simultâneas em todo o Paraná no dia 12 de março. Para saber mais sobre a iniciativa acesse www.sescpr.com.br/contradengue

Texto: Isabela Mattiolli

23/02/2022 às 11:52