04/12/2024
Uma picadinha no dedo e, em menos de 30 minutos, o resultado que pode mudar a vida de uma pessoa. Esse é o teste rápido realizado pela campanha Dezembro Vermelho, que aborda a luta contra a AIDS. Em Curitiba a ação foi realizada ontem (3) na Praça Santos Andrade, promovida pelo Sesc PR em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a Prefeitura Municipal.
De acordo com Mara Franzoloso, chefe da Divisão de Doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis, a campanha busca orientar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico. “O HIV é uma doença com a qual a pessoa pode conviver, desde que diagnosticada e em uso das terapias antirretrovirais. Assim, o paciente pode ter qualidade de vida”, explica.
A ação é realizada em todo o estado durante o mês de dezembro. Além da testagem, a equipe também oferece orientação e distribui preservativos. Para a estudante de Jornalismo Evelin Garcia o serviço disponível em praça pública aproxima a população. “Aqui é descomplicado, é fácil, é rápido, chama a gente. Por dispensar a apresentação de documentos, desburocratiza o acesso, principalmente para quem está sem documentos ou em situação de rua”, comentou.
No Paraná, segundo Mara Franzoloso, os casos de AIDS e os óbitos têm diminuído gradativamente. “Se compararmos os anos de 2015 e 2023, tivemos uma redução de mais de 40% nos casos de AIDS, que ocorrem quando a pessoa faz o diagnóstico tardio de HIV ou não adere ao tratamento”, enfatiza.
Após a testagem, em casos positivos, Mara explica que é realizado um segundo teste. Se o HIV for confirmado, a pessoa é encaminhada para tratamento via Sistema Único de Saúde (SUS) em centros de referência.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.