19/02/2025
Pelo quinto ano consecutivo o Sesc PR discute o protagonismo feminino no campo das artes e da cultura com a realização do Sesc Mulheres. Trata-se de uma oportunidade para que o público possa participar de debates, bate-papos, oficinas e apresentações produzidas e encenadas por artistas mulheres.
Em 2025 o Sesc da Esquina sediará o evento de 8 a 15 de março, trazendo reflexões sobre os desafios contemporâneos, as produções artísticas a partir da perspectiva de mulheres que vivem, trabalham e produzem nesse setor no país.
No sábado (8) a programação começa a partir das 9h, com a poeta, tradutora, editora e curadora de literatura Lubi Prates, que ministrará a oficina “Escrever a Si”, com duração de quatro horas. Partindo de marcadores sociais como raça, gênero, orientação sexual e experiências pessoais, cada participante irá elaborar poemas a respeito dessas vivências, como partir de experiências individuais para uma história coletiva. Todos os poemas produzidos serão lidos e discutidos seus aspectos literários.
A Expressão Mix Escola de Dança e Teatro vai ministrar, também às 9h, a oficina de “Jazz Funk” – um estilo de dança urbana conhecido por suas coreografias cheias de atitude. Durante a oficina serão trabalhadas a expressividade, autoestima, sensibilidade, feminilidade e a delicadeza.
A artista visual Bruna Alcântara será a responsável por ministrar a oficina “Lambe-Lambe para assumir uma linguagem”, a partir das 14h, e fará um resgate histórico dos cartazes que se originaram na França, com a disseminação de casas de show e prostíbulos e se desenvolveram em paralelo à história da publicidade. Será uma mescla de teoria e prática.
Também às 14h, para ministrar a oficina “Carimbos e Estamparia Manual” e repassar técnicas de customização de roupas, o Sesc da Esquina convidou a coFundadora e diretora criativa da @tcha______ – um negócio de moda como ferramenta de transformação social –, Bruna Valente.
No Teatro do Sesc da Esquina, às 20h, será a vez da poeta, atriz e slammer Luiza Romão apresentar o espetáculo teatral “Também guardamos pedras aqui”. Luiza foi vencedora do Prêmio Jabuti em 2022 na categoria Poesia e como Livro do Ano. O espetáculo que ela apresentará é baseado no seu livro homônimo. A dramaturgia reconta a Guerra de Tróia a partir da perspectiva feminina com o intuito de pensar a fundação da literatura e do teatro ocidental.
A atriz paranaense Denise Stoklos, referência no teatro contemporâneo brasileiro, volta a Curitiba, no domingo (9), para a leitura dramatizada de Calendário da Pedra – uma peça que mostra através de um aparente diário anual, pensamentos, emoções e ações da personagem, sempre de maneira cômica.
Na terça-feira (11), às 19h, o público é convidado para um bate-papo com a escritora, poeta, slammer, compositora e produtora cultural Mel Duarte, autora de Fragmentos Dispersos; Negra Nua Crua; As Bonecas da Vó Maria; Querem nos Calar: Poemas para serem lidos em voz alta; A Descoberta de Adriel e, Colmeia: Poemas Reunidos.
Doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em políticas públicas, Carla Akotirene é a convidada para o bate-papo, na quarta-feira (12) às 19h, sobre o feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades.
Na quinta-feira (13), às 20h, a bailarina, coreógrafa e professora de dança Luciana Caetano apresenta o espetáculo de dança “Adobe” – alicerçado em modernas técnicas de dança contemporânea e parte da leitura e da pesquisa sobre as matrizes históricas afro-brasileiras, com foco nas raízes ancestrais das mulheres negras.
Para falar sobre a mente humana, cultura, sociedade e discussões contemporâneas como o impacto da tecnologia nas conexões humanas, a reconfiguração das relações de trabalho e as novas formas de liderança, na sexta-feira (14), às 19h, o Sesc PR convidou a psicanalista e pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP, Maria Homem, para o bate-papo com o público.
Para encerrar a programação, no sábado (15), às 18h, será promovido um bate-papo com artistas e produtoras paranaenses e, a partir das 20h, o show “Conversa & Canção”, com Tulipa Ruiz.
As vagas para oficinas e ingressos para os shows, apresentações e bate-papos são limitadas. Para a programação gratuita, os ingressos devem ser trocados por itens para a Campanha de material de Higiene Feminina – como absorvente, sabonete, shampoo, creme dental, escova dental, fio dental, desodorante e sabonete íntimo –, ou para a Campanha do Material Escolar – caderno, estojo, lápis, mochila, giz de cera, canetas de colorir, borracha, cola, caneta e livros de literatura novos ou usados. Mais informações podem ser obtidas AQUI.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.