NOTÍCIAS

Sesc e Senac reiteram a sustentabilidade e o combate ao desperdício no Dia Mundial da Alimentação

O Sesc e o Senac se uniram à Ceasa Curitiba em evento que destacou a importância da sustentabilidade e do combate ao desperdício de alimentos

16/10/2024

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, o Sesc e o Senac se uniram à Ceasa Curitiba, unidade pertencente às Centrais de Abastecimento do Paraná, em evento que destacou a importância da sustentabilidade e do combate ao desperdício de alimentos. Instituída pela ONU em 1979, a data busca conscientizar sobre a fome global e incentivar ações para uma gestão alimentar mais eficiente. 

De acordo com o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo”, em 2023, cerca de 733 milhões de pessoas passaram fome, enquanto 40% dos alimentos produzidos globalmente foram desperdiçados. Foi nesse contexto que, nesta terça-feira (15), 31 merendeiras de escolas públicas de Curitiba e alunos do curso Técnico em Nutrição do Senac PR participaram de palestras e workshops sobre o tema. 

A ação contou com uma palestra das nutricionistas do Sesc Mesa Brasil, Alana do Nascimento Oliveira e Rafaela Maria dos Santos, que abordaram a sustentabilidade na alimentação e a importância de reduzir o desperdício de alimentos. Ao final, as participantes receberam o livro “Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre”, uma coletânea de receitas comemorativas pelos 20 anos do programa. 

Complementando a programação, as merendeiras participaram de um workshop de aproveitamento integral dos alimentos, conduzido pelas instrutoras do Senac, Hellen Suleman e Monica Dupas Nicolosi. O grupo aprendeu a preparar receitas saudáveis e sustentáveis, como risoto de abóbora cabotiá com casca, bolo integral de banana e geleia de maçã, demonstrando como ingredientes muitas vezes descartados podem ser aproveitados integralmente. 

A pedagoga da Ceasa, Angelita Aparecida Clamer, destacou que a atuação da instituição está alinhada aos objetivos da FAO, com o Programa Mesa Solidária atendendo 350 famílias e 137 instituições por meio da distribuição de alimentos doados por permissionários da Ceasa. Segundo ela, o trabalho das merendeiras é essencial para promover hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças. “Elas são protagonistas na educação alimentar das futuras gerações”, afirmou. 

Representando o Senac PR, Aline Eloni Poplade, relembrou a atuação do Senac na área da gastronomia e na educação alimentar. “O Senac, com seus 75 anos de história, tem uma atuação muito forte na gastronomia. O workshop e a palestra serão muito úteis para inovar os preparos nas cozinhas das escolas”, reiterou.  

“A educação nutricional acontece diariamente, no momento da refeição. Nosso papel é também introduzir novos alimentos e ensinar sobre seus nutrientes, promovendo a saúde e o bem-estar”, complementou a nutricionista do Sesc, Alana do Nascimento Oliveira.  

Merendeira há 11 anos em um CMEI de Curitiba, Patrícia de Souza Colognesi aprendeu a usar o tomilho durante o workshop, tempero muito semelhante ao orégano, e pretende adicionar em suas receitas.  

Publicado por Estagiários Jornalismo

16/10/2024 às 14:23

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.