NOTÍCIAS

Sesc e CMEG realizam live do Outubro Rosa

Na quarta-feira (6) o Sesc PR, em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do PR (CMEG), realizou uma roda de conversa do Espaço Sesc Saúde para marcar o início da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. A ação aconteceu de forma online no canal do Youtube […]

08/10/2021

Na quarta-feira (6) o Sesc PR, em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do PR (CMEG), realizou uma roda de conversa do Espaço Sesc Saúde para marcar o início da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. A ação aconteceu de forma online no canal do Youtube do Sesc PR. 

Com o tema O cuidado não pode parar, a live foi mediada pela coordenadora estadual da CMEG PR, Cláudia Regina Colpi, e contou com a participação da nutricionista clínica e oncológica e doutora em bioquímica Raquel Goreti Eckert, e da fundadora e idealizadora do Instituto Mulheres que Inspiram, Fernanda Marçal. 

A live abordou temas sobre nutrição preventiva e experiências vividas com pacientes oncológicos. “Nós sabemos que o outubro rosa é um momento de conscientização, de cuidado com a mulher e nada melhor do que conhecer histórias inspiradoras e de superação, por isso convidamos a Fernanda para trazer seu relato e ajudar ainda mais mulheres”, ressaltou a coordenadora da CMEG. 

“Quando descobri, estava em um momento muito bom da minha vida. Descobri por acaso fazendo o autoexame enquanto assistia televisão. De início neguei o tratamento, tinha muito medo da quimioterapia. Foi nesse momento que descobri que estava grávida e foi a força da maternidade que me fez aceitar o tratamento correto, precisava lutar não só pela minha vida, mas pelo meu bebê. Nós vencemos juntas essa batalha”, contou Fernanda. 

O Instituto Mulheres que Inspiram nasceu após todo o processo de tratamento do câncer para ajudar mulheres a passarem por esse momento. “Não é só o medo da quimioterapia, tem toda uma questão estética, a perda de cabelo, muitas vezes a mutilação do corpo, ou seja, a mastectomia. Depois de tudo que passei entendi que podemos ressignificar toda a dor que existe. A idealização do instituto surgiu do sonho de inspirar outras mulheres”, explicou Fernanda. 

Nutrição 

A nutricionista e doutora em bioquímica explicou a diferença entre os exames BRCA1, BRCA2 e o HER2, importantes para o diagnóstico do câncer. “Nosso sistema imunológico é programado para identificar caso alguma célula tenha algum problema, ou alguma alteração no material genético, isso para evitar que elas se repliquem e aumentem em número. O BRCA1 e o BRCA2 são genes que atuam como supressores de tumor. Algumas pessoas têm mutação nesse gene e nesse caso as pessoas tem um risco maior de ter o câncer de mama, porque esses genes não estão ativos para identificar a célula doente. Isso não quer dizer que toda pessoa que tenha essa mutação terá câncer, mas é interessante saber e fazer o aconselhamento genético. É mais uma forma de prevenção”, explanou Raquel.  

A live está disponível no canal do Youtube do Sesc PR. Basta acessar AQUI para poder assistir. 

Texto: Fernanda Ziegmann

 

 

 

Publicado por Estagiários Jornalismo

08/10/2021 às 12:16

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.