15/01/2025
São diversos os tipos de violência doméstica, como psicológica, moral, física, sexual e patrimonial. Cada vítima tem uma origem, história e vivência. Com o objetivo de sensibilizar o público e contribuir com o debate sobre violência contra as mulheres por meio da arte, o Sesc Centro apresenta a exposição Retratos Relatos – subvertendo a dor, da artista visual Panmela Castro. O evento de abertura será no dia 21 de janeiro, às 18 horas.
Em cartaz até 28 de março, a mostra retrata dez mulheres de diferentes territórios do Brasil e busca contar, por meio das pinturas ao lado de histórias de superação, como cada uma das protagonistas enfrentou o machismo e a violência.
As obras que integram o projeto foram pintadas ao vivo, durante o mês de junho de 2023, no Sesc Santa Rita, localizado no centro histórico de Paraty (RJ). Entre as histórias está a de Marta Leiro, mãe, moradora do Calafete, região da periferia de Salvador (BA), que conta que viveu um relacionamento abusivo longo. Hoje, livre da violência e da dependência emocional, Marta dá seu relato como forma de informar e acolher outras mulheres que passam pelas mesmas dificuldades.
Evento de abertura: 21/01 (terça), às 18h00
Visitação: a partir de 22/01 até 28/03/25; segunda a sexta, das 12h30 às 18h; sábados, das 9h às 13h
Local: Sesc Centro — Galeria de Exposições
Endereço: Rua José Loureiro, 578
Sesc Centro: (41) 3228-9150
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.