NOTÍCIAS

Senac traz um novo conceito para a comida de hospital

As refeições hospitalares podem ser, sim, muito saborosas. E o Senac veio para acabar com esse mito de que comida de hospital é sem gosto. De 15 e 28 de setembro a equipe de cozinha do Hospital Erasto Gaertner participou do curso Serviços de Cozinha, oferecido de forma gratuita pela unidade Senac Curitiba Centro. A […]

05/10/2021

Equipe de cozinha do Hospital Erasto Gaertner durante o curso do Senac

As refeições hospitalares podem ser, sim, muito saborosas. E o Senac veio para acabar com esse mito de que comida de hospital é sem gosto. De 15 e 28 de setembro a equipe de cozinha do Hospital Erasto Gaertner participou do curso Serviços de Cozinha, oferecido de forma gratuita pela unidade Senac Curitiba Centro. A finalidade foi capacitar os cozinheiros do hospital, visando melhorar a apresentação dos pratos e do buffet oferecido no refeitório dos colaboradores do hospital e aos pacientes. 

Com foco no tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com doenças oncológicas, o Erasto Gaertner serve em média duas mil refeições por dia. De acordo com a supervisora de Nutrição do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, Marina Lopes, a instituição buscou o Senac visando aperfeiçoar as técnicas de gastronomia de seus colaboradores, a fim de aprimorar as preparações, com a padronização dos cortes, técnicas de cocção e finalização de pratos. 

“Com esse curso percebemos que a gastronomia hospital está cada vez mais presente em nosso hospital e isso só trará benefícios na recuperação de nossos pacientes. Comida de hospital não pode ser sinônimo de comida sem graça. Nós temos que inovar cada vez mais, buscando contribuir com o tratamento do paciente”, afirma. Ela completa: “A alimentação é uma função essencial, mas também é um ato de amor, um ato social, vinculado aos costumes, cultura, religião, condição clínica, entre outros. A gastronomia hospitalar, aliada à prescrição dietética, deve respeitar estas situações, garantindo ao paciente o aporte de nutrientes necessários, tornando as refeições mais atrativas e saborosas, contribuindo com o tratamento e satisfação do paciente”, destaca. 

Nos mesmos moldes do curso disponibilizado aos alunos do Senac, a capacitação oferecida à equipe do hospital trouxe técnicas clássicas de gastronomia. A nutricionista e instrutora de Gastronomia do Senac, Hellen Suleman Miranda Honda, mostrou novas técnicas de preparo e pré-preparo, estimulando novas formas de elaboração de receitas, intensificando aromas e sabores. “O curso ofertado pelo Senac trará reflexo direto nas produções que serão entregues aos pacientes e demais colaboradores que diariamente usufruem do refeitório, a partir do aprimoramento de técnicas que enaltecem os sabores dos alimentos das dietas especiais. Assim, mostramos que é possível preparar refeições mais agradáveis e atrativas apesar das restrições existentes. Também buscamos estimular uma melhora na apresentação dos pratos, além de cortes e técnicas de cocção que ajudam a diversificar o cardápio e trazer mais proveito dos nutrientes dos alimentos”, relata Hellen. 

A nutricionista e instrutora de Gastronomia do Senac, Hellen Suleman Miranda Honda, conduziu o curso no hospital

 

Participantes exibem orgulhosos os novos pratos que aprenderam a preparar durante o curso do Senac

Texto: Karla Santin

Publicado por Estagiários Jornalismo

05/10/2021 às 11:47

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.