NOTÍCIAS

Senac PR retoma aulas de forma remota

A retomada acontece de forma gradual para os cursos técnicos e de qualificação, além de algumas turmas de aperfeiçoamento e instrumental

02/04/2020

Para evitar a interrupção do processo ensino-aprendizagem, o Senac PR está retomando as aulas de forma remota. A instituição entrou em contato com os alunos para verificar suas possibilidades de acesso às ferramentas de ensino remoto propostas, para que o retorno seja feito da melhor forma para todos.

A retomada acontece de forma gradual para os cursos técnicos e de qualificação, além de algumas turmas de aperfeiçoamento e instrumental. Estágios, atividades laboratoriais e práticas que não podem ser realizadas remotamente serão realizados quando forem retomadas as atividades normais.

As atividades remotas são realizadas nos horários que seriam das aulas presenciais, principalmente as atividades on-line que necessitam da interação, e são ministradas pelos instrutores com auxílio de ferramentas tecnológicas e medotologias ativas, entre elas o Socrative, Kahoot, Google Classroon, Padlet, Seppo, Pobble, Showbie.

De acordo com a pedagoga e analista da Coordenadoria de Educação do Senac PR, Vera Regina Andrade Carneiro, para as aulas remotas são utilizadas uma série de ferramentas para produção de textos, planilhas, sínteses, mapas mentais, avaliação, feedback, fazendo com que o processo de aprendizagem se torne mais significativo.

São soluções temporárias que vão permitir com que os alunos do Senac PR continuem a dar sequência aos seus cursos.

Ontem (01/04) tiveram início as primeiras aulas remotas e, segundo Vera, o feedback foi excelente. “Os instrutores estão muito motivados e os alunos também. A frequência nas salas abertas das mais diferentes formas foi muito alta. Estamos muito entusiasmados e de certa forma impressionados com a acolhida ao estudo de forma remota, tanto pelos instrutores como pelos alunos, pois é tudo muito novo”, avalia.

Umas das preocupações do Senac é a adequação das ferramentas on-line de ensino às condições de acesso dos alunos. “Existem turmas em que os instrutores utilizaram vídeos e WhatsApp para se adequarem à realidade das turmas com alguns alunos com menor familiaridade com as tecnologias. Isso está sendo bem observado. Todos precisam ter alguma forma de acesso para não ficarem prejudicados. E nossos instrutores e técnicos de educação profissional e tecnológica estão sensíveis a isso”, afirma a analista.

Com isso, o Senac PR deixa claro seu compromisso com seus alunos, buscando alternativas para minimizar os impactos desse período desafiador pelo qual o mundo inteiro está passando. Atendendo às orientações das autoridades sanitárias para a permanência do isolamento social para prevenir a disseminação da COVID-19, o ensino remoto se mostra como uma alternativa para dar continuidade às atividades pedagógicas. Com as ferramentas e metodologias adotadas, será possível superar a distância física e as limitações do isolamento.

Publicado por Karla Santin

02/04/2020 às 12:28

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.