Senac PR inaugura escola em Marechal Cândido Rondon

Mais uma unidade do Senac PR foi inaugurada na noite desta segunda-feira (26/05). A Unidade de Educação Profissional de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste do Estado, abriu suas portas oficialmente em solenidade que contou com a presença de 300 convidados, entre autoridades locais e estaduais, membros do Sistema Fecomércio e empresários. Segundo o presidente […]

27/05/2014

MCR 2Mais uma unidade do Senac PR foi inaugurada na noite desta segunda-feira (26/05). A Unidade de Educação Profissional de Marechal Cândido Rondon, na região Oeste do Estado, abriu suas portas oficialmente em solenidade que contou com a presença de 300 convidados, entre autoridades locais e estaduais, membros do Sistema Fecomércio e empresários.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a unidade dá sequência ao plano de interiorização da instituição, que busca expandir as ações do Sistema Fecomércio Sesc Senac a mais municípios paranaenses. “É uma tarefa que estamos cumprindo graças ao trabalho conjunto entre o poder público e nosso sindicato associado, o Sindicomar, que evidencia as necessidades do município. O Sistema Fecomércio não poderia deixar de atender às necessidades dessa população. Essa inauguração é apenas o começo de uma história que o Senac pretende ajudar a escrever no município e na vida de milhares de pessoas que passarem por suas salas de aula”, avalia Piana.
Construída em terreno doado pela prefeitura, a escola recebeu o aporte de R$ 5,8 milhões e tem capacidade para atender a 670 alunos em três turnos. Em seu discurso, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich agradeceu pela construção de uma unidade bonita e funcional. “Os serviços educacionais que o Senac vai prestar à região fortalecerão o comércio local e regional. Cabe ao poder público incentivar e apoiar essas iniciativas e por isso doamos o terreno para esta construção, realizamos a pavimentação da rua de trás e a revitalização da rua da frente, preparando o entorno para receber essa unidade que irá beneficiar a nossa gente”, reiterou.
A edificação de 1,5 mil m2 conta com auditório para 100 pessoas, área administrativa, biblioteca, laboratório de informática, cinco salas de aula convencionais e cozinha didática, além de ambiente pedagógico de beleza.
Além de Marechal Cândido Rondon, o diretor regional do Senac, Vitor Monastier, enfatizou que o Senac atenderá a 11 municípios, levando educação profissional de qualidade a mais de 150 mil pessoas. “A previsão é investir, ainda em 2014, cerca de R$ 550 mil em cursos gratuitos na região, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Espera-se, assim, contribuir com o desenvolvimento socioeconômico destes municípios, por meio da oferta de qualificação profissional de excelente qualidade à parcela mais carente da população”, disse.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon (Sindicomar), Ademar Bayer, lembrou que a construção do Senac foi uma luta comandada pelo Sindicomar, que teve início ainda na gestão de João Odorico de Souza, monstrando que era viável a instalazação de uma escola profissionalizante no município. “Ao abrir suas portas, o Senac de Marechal Cândido Rondon dará oportunidades para aqueles que desejam crescimento e profissionalização. O estado precisa de mais projetos como esses, capazes de chegar a mais municípios para proporcionar educação de qualidade para que possamos ter um comércio forte e uma economia sólida”, ponderou.
A cerimônia também teve a participação do vice-prefeito Silvestre Cottica; do deputado federal, Dilceu Sperafico; dos deputados estaduais Ademir Bier e Elio Rusch, entre outros.

Cursos
A partir desta terça-feira (27) a escola inicia o atendimento ao público, oferecendo cursos técnicos, capacitações e aperfeiçoamentos. A programação de lançamento inclui 230 vagas gratuitas para cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG), além das turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A unidade também oferta outros cursos nas áreas beleza, gestão, informática e gastronomia.

REV_0794Título de Cidadão Honorário
Após a inauguração da unidade, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, recebeu o título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon. A proposição foi feita pelo vereador João Marcos Gomes e aprovada, por unanimidade, em novembro do ano passado. Segundo o Gomes, a honraria é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo dirigente do Sistema Fecomércio ao município e região. “A proposição do decreto legislativo que concede o título de cidadão honorário a Darci Piana foi motivada pelo investimento feito pelo Sistema Fecomércio em nossa cidade, que ultrapassa R$ 5 milhões. E como o Piana foi a peça-chave para trazer esse investimento para cá, nada mais justo do que lhe conceder essa homenagem”, justificou o autor da proposição.
A sessão legislativa também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ilario Hosftaetter, e dos demais vereadores do municípios, além de demais autoridades. “Hoje o Sistema Fecomércio teve a oportunidade de inaugurar uma grande obra, uma ferramenta que será bem usada para transmitir sabedoria e conhecimento para os futuros profissionais de nosso município e região. Agradeço, em nome de todos os cidadãos de Marechal Cândido Rondon, por essa iniciativa”, agradeceu.
Já como o mais novo cidadão rondonense, Piana salientou que a construção do Senac é uma contrapartida da instituição à contribuição dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. “Sinto-me muito honrado por receber esse título de cidadão honorário e também pela amizade que consegui construir nessa região. E agora tenho um compromisso ainda maior com essa cidade e pretendo continuar a contribuir para o desenvolvimento dessa terra”, completou.

27/05/2014 às 13:15