Senac oferta 37,6 mil vagas em cursos para a Copa do Mundo

Programa Senac em Campo realizou 98,9 mil qualificações profissionais desde 2011

07/03/2014

A confirmação de que Curitiba sediará quatro jogos da Copa do Mundo Fifa 2014 promete movimentar o trade turístico do Paraná. Segundo estimativas do Governo do Estado, são esperados 760 mil turistas, dentre os quais, 160 mil estrangeiros.

Para que a hospitalidade paranaense seja lembrada com alegria, é necessário garantir um atendimento excelente aos turistas neste grande evento esportivo. Pensando nisso, a Fecomércio e o Senac Paraná se anteciparam: em 2011 foi lançado o programa Senac em Campo, que visa qualificar os profissionais do comércio, com ênfase nas ocupações relacionadas ao turismo, hospitalidade e gastronomia, bem como nos segmentos de beleza, gestão, comércio, saúde, comunicação e idiomas, envolvidos direta ou indiretamente com o campeonato mundial.

De 2011 a 2013, o Senac Paraná já realizou 98.930 qualificações profissionais pelo programa, em todas as regiões do Estado, ultrapassando a meta inicial de 25 mil vagas. A ênfase está nos principais municípios indutores do turismo, que são aqueles que atraem os turistas por suas belezas naturais, monumentos históricos, eventos culturais e comércio, como Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e Matinhos.

E ainda dá tempo de se preparar para o Mundial. Neste ano, estão previstas 37.636 vagas com foco na Copa do Mundo. Destas, 11.725 serão disponibilizadas em Curitiba e região metropolitana. Mas o Senac foi mais longe: para o interior e o litoral do Estado estão previstas mais 25.911 vagas, proporcionando a todos os paranaenses qualificação e inserção no mercado de trabalho.

São cursos de formação inicial e continuada e técnicos de nível médio, parte deles gratuita, ofertados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), pelo Pronatec e por outros programas do Senac. A oferta via Pronatec, em parceria com o Ministério do Turismo, engloba os programas Pronatec na Copa e Pronatec Copa na Empresa, que conta com atendimento in company, nos quais serão ofertadas 1.532 vagas no primeiro semestre de 2014.

A Fecomércio e o Senac Paraná sabem que a qualificação dos profissionais tem relação direta com a qualidade dos serviços prestados pelo comércio. E esta qualificação deixa uma marca que ultrapassa um evento esportivo isolado: a capacitação profissional entrega ao comércio pessoas capazes de promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde trabalham e de transformar suas próprias vidas, pela inclusão produtiva e pelo aumento da renda. Este é um legado muito maior que qualquer estádio e que confere à Fecomércio e ao Senac Paraná orgulho por contribuir para o progresso do Estado, por meio da qualificação profissional da sua gente.

Mais informações no www.pr.senac.br ou no 0800 643 6 346.

07/03/2014 às 08:00