NOTÍCIAS

Senac lança pós-graduação para empreendedores do setor de bebidas

Fonte: Gazeta do Povo De olho na crescente demanda do mercado por profissionais atentos às mudanças do setor de bebidas, principalmente com a especialização cada vez maior da produção delas, o Senac está lançando uma pós-graduação lato sensu específica para este segmento que terá duração de 18 meses com ensino à distância. A formação pretende […]

25/06/2021

Curso terá a duração de 18 meses e será todo ministrado pela internet. Foto: Bigstock

Fonte: Gazeta do Povo

De olho na crescente demanda do mercado por profissionais atentos às mudanças do setor de bebidas, principalmente com a especialização cada vez maior da produção delas, o Senac está lançando uma pós-graduação lato sensu específica para este segmento que terá duração de 18 meses com ensino à distância.

A formação pretende preencher uma lacuna que ficou aberta com a transformação e digitalização dos negócios on-trade de bares, hotéis e restaurantes, cada vez mais especializados em determinados nichos de mercado e altamente demandados por consumidores exigentes.

O curso Bebidas: mercado, cultura e sociedade tem o objetivo de capacitar profissionais ou futuros empreendedores por meio de uma abordagem histórica, social, cultural e mercadológica. Marcela Abila, coordenadora da área de Sala, Bar e Restaurante do Senac, explica que o aperfeiçoamento na profissão é fundamental, levando em consideração a concorrência do mercado.

“O setor de alimentos e bebidas é muito competitivo e, por isso, a diferenciação é uma estratégia importante para quem deseja se destacar profissionalmente. Um serviço de bebidas diferenciado e que apresenta as características dos produtos é atrativo e gera oportunidades de negócios”, conta.

Entre os focos do curso está o empreendedorismo principalmente em estabelecimentos especializados, como bares e adegas exclusivos para bebidas como cervejas, coquetéis e vinhos.

Mercado crescente

A capacitação específica para o setor de bebidas tem seu motivo: o consumo de variedades especiais vem tomando conta do mercado desde o começo da pandemia.

Só a venda de vinhos finos, por exemplo, cresceu 127% nos primeiros cinco meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. Ao longo da pandemia, o consumo no país bateu recorde histórico e chegou a 2,78 por pessoa maior de 18 anos – 30% maior do que na comparação com 2019, de acordo com a Ideal Consulting.

Já o consumo de cervejas registrou a maior alta em seis anos em 2020 no Brasil, com vendas na casa dos 13 bilhões de litros segundo a Euromonitor – faturamento 9,9% maior do que em 2019. O comércio só não foi maior do que em 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol no país, quando o volume vendido foi de 13,80 bilhões de litros.

Para Marcela, esse setor foi responsável por atrair entusiastas e novos consumidores de bebidas, que desejam conhecer produtos e experimentar diferentes sabores. É um campo em que o futuro especialista poderá atuar.

“Como irá se aperfeiçoar nos aspectos históricos, culturais e sociais relacionados às bebidas, [o profissional] poderá aplicar o conhecimento do curso desenvolvendo conteúdos relativos aos produtos que compõem o clube, por exemplo, agregando um diferencial valioso para a experiência do cliente”, explica.

Além dos conteúdos específicos e uma atuação ainda mais especializada, o profissional formado na pós também terá o conhecimento necessário para enxergar as tendências de mercado mais rentáveis. Uma delas, por exemplo, é a dos clubes de assinatura, que começou durante a pandemia e seguirá forte mesmo com a volta das pessoas à vida normal.

Olhar amplo

De acordo com o Senac, o curso também vai analisar outros segmentos do mercado além do vinho e da cerveja, que são os mais emblemáticos atualmente. Também estão programados conteúdos sobre chás e cafés, por exemplo, além de um panorama geral sobre todo o segmento.

“O público mais experiente se beneficiará do curso, absorvendo um olhar diferente sobre o setor. Além disso, trataremos de uma diversidade grande de produtos que, sem dúvida, será atrativo para quem trabalha com apenas uma opção de bebida”, conta a coordenadora.

O profissional formado pelo curso poderá atuar, por exemplo, nas áreas de comércio e serviço de bebidas (bares, restaurantes, hotéis, eventos, lojas e importadoras); representação de indústrias e produtores; organização de eventos; prestação de consultorias e treinamentos; desenvolvimento de roteiros turísticos e pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para imprensa especializada e redes sociais, entre outros.

A pós-graduação em “Bebidas: mercado, cultura e sociedade” custa R$ 240 ao mês durante 22 meses (descontos são oferecidos para diferentes perfis de público) e as inscrições estão abertas pelo site do Senac EAD até o dia 30 de julho.

 

Publicado por Estagiários Jornalismo

25/06/2021 às 11:17

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.