Senac inaugura nova escola em Paranaguá

O Senac inaugurou na noite de ontem (28) mais uma unidade de educação profissional, desta vez, em Paranaguá. A instituição, está de casa nova, com quase 1.800 m² e capacidade para atender 906 alunos diariamente. De acordo com o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, a cidade de Paranaguá acaba de ganhar um novo […]

29/05/2015

De acordo com o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, a cidade de Paranaguá acaba de ganhar um novo estímulo para o desenvolvimento econômico e turístico, uma vez que o ensino profissionalizante é o alicerce para inclusão social através da geração de empregos e empreendedorismo. “Essa cidade centenária merece uma escola de ensino profissionalizante e este é o jeito Senac de agradecer a quem tanto e contribui para o desenvolvimento do Paraná: criar um espaço para a qualificação de pessoas e o fortalecimento das empresas do comércio de bens, serviços e turismo”, enfatizou.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas), Said Khaled Omar, ressaltou que ampliação das opções de capacitação de trabalhadores vai melhorar o atendimento do comércio e a prestação de serviços do município e região. “Hoje comemoramos a inauguração desta magnífica unidade do Senac, que, a partir de agora, está à disposição da população. Uma escolha moderna, funcional, com equipamentos de última geração, capaz de preparar milhares de pessoas por meio do ensino profissionalizante para que enfrentem o desafio de encontrar sua carreira e transformar seu futuro”, disse.

Para o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, o Senac permitirá a profissionalização da mão de obra local, para que as empresas não tenham que buscar pessoal qualificado fora de Paranaguá. “Investir em qualificação significa investir no trabalho, renda e dinamismo econômico de milhares de pessoas. Nosso desejo é que por essas portas entrem milhares de pessoas e seus sonhos e possam sair daqui muitas realizações, reforçando a base do crescimento que é a qualificação profissional de nossos parnanguaras”, afirmou.

A unidade conta com quatro salas de aula convencionais, dois laboratórios de informática, cozinha pedagógica, Confeitaria-escola, ambientes pedagógicos específicos para cursos de cabeleireiro, manicure/pedicure, maquiagem e enfermagem, além de auditório e biblioteca.

Essa é a segunda unidade do Senac no litoral paranaense – a primeira é a escola de Caiobá – e atenderá, além de Paranaguá, os municípios de Antonina, Guaraqueçaba e Morretes. Com esta inauguração, a instituição opera com plena capacidade para atender às demandas de qualificação de profissionais da região litorânea. “O Sistema Fecomércio tem sido competente e determinado na busca de espaços para a qualificação profissional de nossa população, essencial no concorrido mercado de trabalho”, destacou o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin.

“Os valores investidos na construção desta unidade são infinitamente pequenos perto da grandiosidade do conhecimento que será proporcionado nestas salas de aula. É a oportunidade que estamos abrindo a quem quer um bom emprego, iniciar uma carreira e também aos empresários que querem prestar um bom serviço a seus clientes”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, que já anunciou a próxima inauguração do Senac, em São Mateus do Sul, no mês de julho. Piana completou, reforçando que o Sistema Fecomércio continua com seu plano de expansão pelo Estado, que se mostra ainda mais necessário em momentos econômicos difíceis como o vivenciado atualmente, a fim de combater o desemprego e qualificar os trabalhadores paranaenses.

“O nosso Senac não termina aqui. Teremos em breve a inauguração da unidade de São Mateus do Sul, além das várias obras em andamento, num programa que foi traçado quando assumimos, para expandir o atendimento do Sesc e do Senac no Estado. E essa missão só é possível com o apoio de nossos sindicatos filiados e dos empresários que contribuem com nosso Sistema”, frisou Piana.

Também participaram da cerimônia, o prefeito de Morretes, Helder Teófilo, representando os demais prefeitos da região; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o diretor regional do Sesc PR, Dieter Lengning; a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Paranaguá (CMEG), Maria Elizete da Silva Zattar; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Arquimedes Anastácio, além de demais autoridades locais e representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e sindicatos filiados.

Feira de Profissões

O Senac Paranaguá estará de portas abertas para a comunidade no dia 3 de junho, com a realização da Feira de Profissões. Será um dia inteiro repleto de atividades gratuitas com palestras sobre o mercado de trabalho, oficinas de gastronomia, beleza e informática, além de atendimentos na área de saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia, e stands para informações sobre os cursos ofertados pela unidade.

>> Clique aqui para acessar as fotos da inauguração do Senac Paranaguá.

Autor: Karla Santin

29/05/2015 às 14:37