NOTÍCIAS

Senac e FAS concluem mais um turma de Cuidador de Idoso

Uma ação social dupla. Assim é possível definir o convênio que o Senac mantém com Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba para a realização do curso de Cuidador de Idoso. As turmas vêm sendo realizadas desde 2021 e serão 22 no total, que devem qualificar 550 pessoas. Os cursos são destinados às pessoas assistidas […]

05/08/2022

Uma ação social dupla. Assim é possível definir o convênio que o Senac mantém com Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba para a realização do curso de Cuidador de Idoso. As turmas vêm sendo realizadas desde 2021 e serão 22 no total, que devem qualificar 550 pessoas. Os cursos são destinados às pessoas assistidas pelos Centros de Referência Social (CRAS) do município e em estado de vulnerabilidade social, visando lhes proporcionar uma qualificação para que possam voltar para o mercado de trabalho e gerar renda para a família. Além disso, a ação também atende às necessidades da comunidade idosa, ao formar novos cuidadores devidamente capacitados.  

Nesta quinta-feira (05/08), 18 alunos de mais uma turma, da regional do Boa Vista, comemoraram a conclusão do curso, no auditório da Faculdade Senac Curitiba Centro. O clima foi de agradecimento, especialmente à instrutora Marcela de Sena Ferreira, que atuou na formação da turma durante os últimos dois meses, ao Senac e à FAS.  

Há um ano José Miguel Rodrigue Rosa veio da Venezuela com a família. Mas seu diploma e 15 anos de experiência como farmacêutico, sem a revalidação, não foram suficientes para conseguir um trabalho na área. É o filho mais velho quem sustenta a casa. Agora, José está convicto que conseguirá melhorar a renda familiar. “Enviei o meu currículo para muitas farmácias, mas não consegui, o diploma de lá não é aceito e tenho idade avançada. Esse curso será meu apoio aqui no Brasil para que eu possa conseguir um trabalho”, afirmou.  

Ainda durante o curso, Daniele Santos Pancheski, já começou a cuidar de pessoas idosas. Com apenas 23 anos, ela havia acabado de concluir o curso Técnico em Radiologia, mas ainda não estava empregada e quis complementar sua formação na área da saúde. “Sempre tive muita afinidade com a área da saúde e gosto de cuidar de idosos. Vejo que nós, cuidadores, nos tornamos importantes para a outra pessoa e isso me toca profundamente. Quando criança, eu não tive muito afeto e queria tanto que as pessoas gostassem mim. E hoje vejo que sou importante na vida de alguém”, relatou.  

“Agradecemos pela oportunidade que o Senac e a FAS nos proporcionaram, dessa transformação em nossas vidas”, afirmou Mercia Machado da Silva de Jesus, que fez o curso junto do esposo Alan Silva de Jesus. Em 2020 ela deixou o trabalho como técnica em enfermagem em um hospital de Curitiba para abrir uma agência de cuidadores de idosos. Alan atua na parte administrativa e sentiu a necessidade de uma formação específica para o cuidado com o público atendido pela agência, que conta com dez profissionais fixos e vários free lancers. “O curso trouxe mais conhecimento. Aprendi coisas que no curso de enfermagem não havia aprendido. Estou dando baixa no Coren e hoje sou uma ‘cuidadora técnica’”, contou Mércia.  

O Senac, referência na formação de profissionais da saúde, foi contratado pela Prefeitura de Curitiba para a execução das turmas, cujas despesas são providas pelas dotações orçamentárias do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). De acordo com a Lei Federal nº 12.213/2010 o Fundo Municipal da Pessoa Idosa pode ser beneficiado com doações de valores devidos ao Imposto de Renda, por pessoas físicas e jurídicas. O doador pode deduzir este percentual do Imposto de Renda a pagar no exercício seguinte. O limite global para doações previsto na Lei é de 1% do imposto devido para pessoa jurídica, e de 6% para pessoa física. Os valores doados ao FMPI são aplicados em projetos e programas de atendimento ao idoso no município de Curitiba, aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), como é o caso do convênio com o Senac.  

“Em nome da presidente da FAS, Maria Alice Erthal, e do prefeito Rafael Greca, que é grande admirador desta instituição, agradeço ao Senac por ser nosso parceiro neste trabalho de qualificação profissional da população. Por muito tempo a FAS foi gestora apenas de políticas de Assistência Social e, nesta gestão, tornou-se também gestora de políticas do trabalho e emprego. Porque o que queremos é que as pessoas por nós assistidas tenham emprego, renda e trabalho”, reiterou a diretora de Qualificação e Relações do Trabalho do FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira. 

As aulas do curso de Cuidador de Idoso ministradas pelo Senac acontecem nas dez Ruas da Cidadania mantidas pela Prefeitura de Curitiba. Já foram concluídas nove turmas e outras duas iniciarão no próximo dia 15 de agosto.  

 Texto: Karla Santin

Publicado por Estagiários Jornalismo

05/08/2022 às 11:00

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.