Senac e Academia Paranaense de Letras assinam convênio para instalação do Café do Belvedere

Este será o quarto café-escola do Senac

14/05/2015

O Sistema Fecomércio Sesc Senac e a Academia Paranaense de Letras (APL) assinaram, na manhã desta quarta-feira (13), convênio de cessão gratuita de espaço para instalação de um café-escola do Senac no Belvedere, localizado no Centro Histórico de Curitiba.

Este será o quarto café-escola do Senac no Paraná, que se somará aos ambientes pedagógicos de Curitiba, Londrina e Caiobá. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o convênio fortalecerá o Senac como instituição de ensino e sua atuação cultural. “O Senac assume a responsabilidade de fazer um café que funcionará, em primeiro lugar, como escola de qualificação profissional. O café também vai trazer mais vida para a Academia, pois teremos um grande volume de pessoas frequentando o local, que poderá desfrutar de bons momentos de lazer”, afirma Piana.

Após o restauro e adequações, o Café do Beldevere (como será chamado o espaço) funcionará no andar térreo. A previsão é que as atividades iniciem até o fim do ano. No pavimento superior, ficará a Academia Paranaense de Letras, que já com 78 anos permanecia sem sede própria. O Estado do Paraná oficializou a cessão do imóvel à APL em janeiro deste ano.

Conforme relata a presidente da Academia, Chloris Casagrande Justen, após uma busca intensa, a escolha recaiu no Belvedere, edifício tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, mas em precárias condições, em um centro histórico de vital importância para a cidade e para a história do Paraná. “Esse convênio interliga a história de nosso Estado, a Academia de Letras e o Sistema Fecomércio em um projeto educacional e o sonho de ver jovens estudando e construindo sua personalidade”, diz.

Da esq. p/ dir.: O assessor jurídico do Sesc, Carlos Sotti; a gerente executiva do Senac Curitiba, Daniela Rosa de Oliveira; o diretor regional do Senac em exercício, Edmundo Knaut; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; a presidente da APL, Chloris Casagrande Justen; o acadêmico da APL, Paulo Vítola, representando a Prefeitura de Curitiba, e o acadêmico da APL e coordenador de Jornalismo do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ernani Buchmann

Prédio do Belvedere, localizado na Praça João Cândido, no Largo da Ordem, em Curitiba

Texto: Karla Santin

14/05/2015 às 14:14