Senac Curitiba Centro realiza Grids Senac na área de comunicação visual

Da tipografia a um post para redes sociais, da embalagem de um produto a vídeos on-line, o profissional de comunicação visual precisa ter versatilidade para fazer sua criação transitar em diferentes meios, expressando ainda a sua assinatura pessoal. Estes são alguns dos desafios elencados pelo time de profissionais da área que o Senac reuniu para […]

09/11/2021

Roda de conversa sobre “A Comunicação Visual e a atuação profissional na atualidade”

Da tipografia a um post para redes sociais, da embalagem de um produto a vídeos on-line, o profissional de comunicação visual precisa ter versatilidade para fazer sua criação transitar em diferentes meios, expressando ainda a sua assinatura pessoal. Estes são alguns dos desafios elencados pelo time de profissionais da área que o Senac reuniu para a roda de conversa do evento Grids Senac, realizado neste sábado (6/11), na unidade Curitiba Centro.

Os convidados Thanile Ratti, diretora de Negócios do Escritório de Criatividade, o publicitário e diretor de criação Chris Paes, a designer de produtos Larissa Adad e o designer Jackson Lopes Pereira, com mediação dos instrutores da área de Design do Senac, Karila Dos Santos Checon e Harry Rodrigues Junior, debateram sobre a comunicação visual e a atuação profissional na atualidade.

“Buscamos, nesta conversa, colocar o pessoal à par do mercado de trabalho. Fazer com que os alunos do curso e quem quer ingressar na área entenda o processo gráfico e a sua evolução. Também buscamos abordar a qualificação deste profissional para que ele consiga desempenhar sua profissão e empreender também”, afirmou Jackson Lopes Pereira.

De acordo com a técnica em Educação Profissional e Tecnológica, Priscila Aparecida Prazeres, a proposta do Grids foi promover a troca de experiências entre alunos das duas turmas do curso Técnico em Comunicação Visual em andamento, além de apresentar a profissão aos interessados na área, bem como as potencialidades dessa ocupação. “O dia 5 de novembro marca o Dia do Designer Gráfico e realizamos esse evento para celebrar a data com trocas de conhecimentos, entre as nossas turmas e também abrindo as portas da instituição para a comunidade externa poder conhecer um pouco sobre essa profissão e sobre o nosso curso”, reiterou Priscila.

O evento foi gratuito e aberto à comunidade. Além da roda de conversa, a programação incluiu oficinas com profissionais do mercado convidados pelo Senac sobre Introdução à Edição de Vídeo, com Luis Fernando Nicolosi; Introdução ao Indesign, com Ana Caroline de Bassi Padilha; Técnicas de fotografia aplicados a objetos e pessoas – câmera e mobile, ministrada por Robledo Cassio da Costa; Anúncios em Redes, com Duane Bassi; e Stencil em tecido, com a instrutora do Senac, Karina Taques.

No hall da unidade também aconteceram exposições de produções das turmas do Técnico em Comunicação Visual do Senac e do projeto Tipografia Curitiba – grupo de artistas curitibanos que se reuniu para pesquisar, analisar e exibir o universo tipográfico da capital paranaense –, além de exposição de tipografias antigas e sobre produção gráfica.

“Essas oficinas do Senac agregam na questão da experiência, sendo que o mercado de comunicação visual, como foi exposto na roda de conversa, exige que o profissional desenvolva sua criação muito rápido e introduza isso no mercado. E tenho certeza que vivenciando isso hoje, com as oficinas e a palestra, ampliamos nossos olhares para a escolha dos nichos que queremos atuar dentro da comunicação visual”, avaliou o aluno do curso Técnico em Comunicação Visual do Senac, Matheus Ortiz.

Oficina de Introdução à Edição de Vídeo

Curso Técnico em Comunicação Visual

O Senac Curitiba Centro está com inscrições abertas para o curso Técnico em Comunicação Visual, com início em março de 2022. Com carga horária de 800 horas, tem duração de um ano e capacita o aluno para atuar em empresas e indústrias em geral, agências de publicidade e propaganda, editoras e gráficas, estúdios de design gráfico e fotografia e birôs de criação, prestando serviços como trabalhador autônomo freelancer ou com vínculo empregatício.

Os pré-requisitos do curso são 16 anos e o 2º ano do Ensino Médio, o que permite fazer a habilitação técnica do Senac em concomitância com o Ensino Regular.

O investimento total no curso é de R$ 2.452,50, que podem ser parcelados em 14 vezes no cartão de crédito. Quem fizer a matrícula até 21 de fevereiro ganha 50% na primeira parcela do curso. Mais informações pelo site www.pr.senac.br/tecnicos.

Exposições de cartazes do projeto Tipografia Curitiba, mostrando que técnicas mais antigas ainda fazem do profissional de comunicação visual

Texto: Karla Santin

09/11/2021 às 09:51