09/08/2024
O segundo dia de programação da 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro em todo o Paraná foi marcado pelo lançamento da Campanha de Arrecadação de Livros para reconstrução das bibliotecas de cidades do Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes dos últimos meses. O intuito da campanha é arrecadar livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, literatura infantil e juvenil, entre outros. Livros danificados ou de natureza técnica não serão aceitos.
Ontem (8), diante da plateia do auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, em lotação máxima, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, fez a doação de 71 livros da Editora UFPR, marcando o início da campanha e destacou a importância da leitura e do conhecimento. “A universidade fica imensamente orgulhosa em dar esse pontapé inicial na campanha. Sempre estivemos juntos com o Sesc nesta Semana Literária há muitas décadas, pois a universidade tem o foco na literatura, nas artes e também nas ciências, mas eu acho que hoje a gente dá um outro passo e dá um outro sentido para a palavra solidariedade com essa belíssima iniciativa”, salientou o reitor.
O diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, pontuou que o conselheiro do Sesc PR, Paulo César Nauiack, foi o idealizador da campanha e ressaltou que, embora as doações de alimentos, roupas e material de construção sejam essenciais, a reconstrução do conhecimento e da cultura também são fundamentais. “Estimamos que podemos conseguir arrecadar 100 mil livros até 30 de setembro e ficamos muitos felizes porque outros regionais do Sesc espalhados pelo Brasil estão replicando a ideia criada pelo Paraná”, destacou Sotti, que também anunciou que em 29 de agosto será inaugurado o primeiro caminhão-palco do Sesc Paraná – que inicialmente permanecerá em Curitiba e na Região Metropolitana e depois irá para as cidades com baixos IDHs – e, na mesma data, serão inauguradas as unidades do Sesc e do Senac no City Center Outlet Premium, em Campo Largo.
Na sequência, os irmãos gaúchos, Kleiton & Kledir, dupla conhecida pelo trabalho na música popular brasileira, especialmente no gênero MPB, com influências do regionalismo gaúcho. Eles trouxeram músicas consagradas nas quatro décadas de carreira, como Deu Pra Ti, Vira Virou e Estrela, Estrela, além de apresentarem novos sucessos.
Também na capital, as irmãs Áurea e Estrela Leminski participaram de uma mesa-redonda, mediadas pela jornalista e tradutora Gisele Eberspächer, oportunidade em que contaram sobre a trajetória pessoal de Leminski, suas influências literárias e suas contribuições para a poesia, para a música e para a cultura brasileira. A apresentação também contou com uma análise das principais obras do escritor, além de detalhes sobre preservação e gestão de sua herança literária – realizada por sua família e por instituições culturais.
Hoje, a partir das 19h, a escritora, jornalista, professora e tradutora Socorro Acioli, doutora em Literatura e que tem no currículo mais de 20 livros, entre eles A Cabeça do Santo, obra que já foi lançada em Londres, Estados Unidos, França, México e Itália, falará ao público. Socorro mistura fato e ficção de um jeito único e é leitura indicada para todas as idades, além do reconhecimento em diversas premiações, como o Jabuti, conquistado com Ela tem olhos de Céu. Ano passado estreou na poesia com Takimadalar, as ilhas invisíveis, e lançou seu segundo romance, Oração para Desaparecer, sucesso de vendas na Flip de 2023.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.