NOTÍCIAS

Semana de Estudos e Pesquisas – Feito no Paraná inicia com Workshop sobre pesca e cozinha dos imigrantes

Ontem (9) teve início a 31ª Semana de Estudos e Pesquisas da Gastronomia do Senac PR. Nesta edição a gastronomia paranaense foi escolhida como protagonista, tanto a aprendida com os imigrantes quanto para a valorização dos insumos locais. Para dar início à Semana, o Senac convidou o oceanógrafo e mestre em Sistema Costeiros e Oceânicos, […]

10/08/2021

O oceanógrafo e mestre em Sistema Costeiros e Oceânicos, Bryan Renan Müller, durante palestra sobre pesca artesanal

Ontem (9) teve início a 31ª Semana de Estudos e Pesquisas da Gastronomia do Senac PR. Nesta edição a gastronomia paranaense foi escolhida como protagonista, tanto a aprendida com os imigrantes quanto para a valorização dos insumos locais.

Para dar início à Semana, o Senac convidou o oceanógrafo e mestre em Sistema Costeiros e Oceânicos, Bryan Renan Müller, para falar sobre o projeto Olha o Peixe, que busca fortalecer a pesca artesanal paranaense e, com isso, proporcionar maior valorização do que é pescado no estado.

Temos uma grande variedade de pescados em nosso litoral, mas poucos são conhecidos do público em geral. É um processo de longo prazo, precisamos apresentar alternativas lucrativas e saborosas para os clientes, muitas vezes eles nem conhecem quais são as espécies disponíveis para consumo. Muitas vezes os pescadores deixam de pescar determinado peixe por falta de demanda do mercado, mas em abundância no mar”, explicou o oceanógrafo.

Na sequência, os instrutores de gastronomia Ken Francis e João Sotto falaram sobre a Cozinha dos Imigrantes. “A gastronomia paranaense é muito nova, ainda está em formação, por isso precisamos estudar, pesquisar e formar a nossa identidade. A cozinha do Paraná tem muita influência de imigrantes, o que a torna muito rica. De nada adianta ser um bom cozinheiro se não souber respeitar a história e a matéria prima dos pratos e nossa intenção com essa semana é mostrar o quanto nosso estado é abundante gastronomicamente”, ressaltou Sotto.

O instrutor de gastronomia do Senac PR, Ken Francis, falou sobre a Cozinha dos Imigrantes

Ken explicou o processo de produção dos pratos que estão sendo servidos durante a Semana de Gastronomia Feito no Paraná, que apresenta ingredientes como erva-mate, cracóvia, ponkan, uva, mel e cachaça. “Preparamos uma cozinha internacional com ingredientes locais; um exemplo é a baclava, um doce de origem árabe, mas que usamos o pinhão como recheio e o mel de Ortigueira para trazer a doçura à sobremesa”, destacou o instrutor.

Na quarta-feira (11), às 16h, o Senac terá a historiadora, mestra em Patrimônio Cultural e especialista em História e Cultura das Bebidas, Ethiene Meira, para falar sobre Hidromel e Cidra, no Restaurante-escola Senac Centro. A participação será aberta ao público e as inscrições são gratuitas.

Programação

Todos os dias a partir das 11h30 a sugestão do dia, que inclui Entrada, Prato Principal e Sobremesa será servida por apenas R$ 32,00 por pessoa. Para garantir o lugar, o ideal é realizar reservas pelo telefone (41) 3219-4854. O Restaurante-escola Senac Curitiba Centro, fica localizado na Rua André de Barros, 750 e possui estacionamento próprio ou conveniado. 

Baclava de pinhão com mel de Ortigueira

Texto: Fernanda Ziegmann

Publicado por Estagiários Jornalismo

10/08/2021 às 11:28

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.