Sebrae e Fecomércio PR realizam Hackathon Inova Turismo

Quer ajudar a criar soluções para os negócios de turismo continuarem operando de maneira sustentável e ainda concorrer a R$ 8mil em prêmios? Então, participe do Hackathon Inova Turismo, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Fecomércio PR para apoiar os negócios do setor no processo de transformação digital e retomada econômica durante a pandemia. A maratona de três dias ocorre em 24, 26 e 27 de setembro de maneira online.

21/09/2020

Podem participar universitários, empreendedores, profissionais e entusiastas do tema que moram em qualquer parte do Brasil. Uma maneira de ajudar os negócios do turismo a se manterem competitivos neste novo cenário. “O setor de turismo está sendo duramente impactado pela pandemia do coronavírus. Nesse processo, estamos vivendo a antecipação de tendências, como digitalização dos negócios, adoção de protocolos para segurança de turistas e colaboradores como também a necessidade de aderir a novos processos de inovação e tecnologia nas empresas do setor. Atualmente, esses são fatores de sobrevivência para as empresas de turismo”, destacou a Coordenadora estadual de Turismo do Sebrae PR, Patrícia Albanez.

Portanto, este é o momento de buscar formas de reinventar o turismo neste período de retomada, para driblar os impactos enfrentados pela pandemia. “O Hackathon Inova Turismo será muito importante neste processo, pois deve acelerar a criação de soluções dentro dessas temáticas, impactando nas empresas e também no destino, para que a retomada seja mais veloz”, pondera a coordenadora.

O Hackathon Inovaturismo ocorrerá em sete etapas, a começar pela inscrição. A segunda etapa será a criação de times, seguida do desenvolvimento de projetos, mentoria, banca de jurados, publicação dos projetos e premiação.

Há três categorias em que os participantes podem se inscrever, conforme um desafio proposto para cada uma delas. As equipes precisam desenvolver suas ideias e apresentar soluções para um dos três desafios: o Desafio da Experiência, que consiste em adequar a experiência para proteger turistas e colaboradores do setor do turismo; o Desafio Digital, para elaborar estratégias sobre como apoiar pequenas empresas do turismo e seus fornecedores, no processo de digitalização dos negócios; e o Desafio Comunidade, para criar ações ao apoio do desenvolvimento de práticas e mecanismos de cooperação ao setor do turismo.

Cronograma

As inscrições individuais ou em grupos vão até dia 24 de setembro. As formações das equipes de trabalho serão nos próximos dias 24 e 25. A avaliação dos projetos será até dia 2 de outubro e os resultados das melhores soluções serão divulgados no dia 10 de outubro.

O Hackathon Inova Turismo conta com o apoio da Serra Verde Express, Recanto Cataratas, Intercity Hotels e Curitiba Convention & Visitors Bureau.

Premiação

1º Lugar

Hospedagem em Foz do Iguaçu no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention + 15 horas de Consultoria no Sebrae

2º Lugar