Sebrae apresenta números da Gestão de Piana

Após a troca de diretoria do Sebrae PR, que ocorreu nesta segunda-feira (22), divulgamos os dados da instituição, resultado da gestão do ex-presidente do conselho, deliberativo, Darci Piana. Ele, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado do Paraná, passou o cargo para Fernando Moraes, também presidente da Federação das Associações Comerciais […]

26/02/2021

Após a troca de diretoria do Sebrae PR, que ocorreu nesta segunda-feira (22), divulgamos os dados da instituição, resultado da gestão do ex-presidente do conselho, deliberativo, Darci Piana. Ele, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado do Paraná, passou o cargo para Fernando Moraes, também presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

“O Paraná foi o estado que mais deu ênfase às empresas de inovação, inclusive superior a São Paulo. Isso só foi possível com o trabalho do conselho da diretoria e seus colaboradores. Desejamos ao novo presidente todo o sucesso. Agradeço à diretoria e a todos os colaboradores do Sebrae por esses resultados extraordinários alcançados em 2020, apesar da pandemia”, avaliou Piana.

Ele também agradeceu o apoio, as orientações e o auxílio na tomada de decisões tão importantes aos micro e pequenos empresários do estado. Por fim, enalteceu a atuação do superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; do diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini; e do diretor de Administração e Finanças Sebrae/PR, José Gava Neto.

Leia na íntegra a mensagem deixada por Piana no Relatório de Gestão do Sebrae

Superamos juntos

“A missão do Sebrae tem, no Paraná, uma motivação ainda mais forte, que é a força empreendedora da nossa gente. Isso gera uma conversão de propósitos e resulta em uma presença efetiva da nossa instituição no território paranaense. No meu segundo mandato como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ PR, em 2019 e 2020, essa experiência ficou evidente. Foram anos difíceis para os empresários de micro e pequenas empresas que colaboravam para superar um período de crise quando, justamente, chegou uma pandemia mundial que nos obrigou a reaprender e ressignificar a nossa vida em vários aspectos.

O impacto de uma nova crise que, lamentavelmente, tirou vidas também incidiu no lado profissional e dos negócios, exigindo uma capacidade de reinvenção para buscar novos modelos de atendimento, recursos digitais, crédito, normas de segurança, sabedoria e atitude para persistir no cenário de incertezas e projeções negativistas. Era preciso uma resposta rápida. Era necessário um Sebrae mais digital e presente, com soluções eficazes e gratuitas para atender às novas demandas que representavam, acima de tudo, a sobrevivência de milhares de pequenos negócios – os nossos clientes. E foi isso que, mesmo na urgência, o Sebrae/PR levou para quase 280 mil micro e pequenas empresas atendidas em 2020. Nos dois anos em que estive à frente do CDE, passamos de meio milhão de pequenos negócios com CNPJs distintos atendidos.

E não foi por acaso. A transformação digital vem sendo pauta de ações estruturantes no Sebrae/PR, o que proporcionou uma capacidade de resposta ágil no aspecto da estrutura e de ferramentas digitais. Por óbvio, para que os canais digitais fossem efetivos, para que soluções fossem criadas e atendimentos adaptados de forma remota, o fator humano foi o alicerce de tudo. As competências, a capacidade de construir soluções mesmo à distância e o aprendizado mais uma vez demonstraram a qualidade da equipe e da gestão da diretoria executiva do Sebrae/PR. Sempre nos atenderam de forma aberta, participativa e estiveram prontas para responder aos desafios de modo coeso e comprometido com a sua missão.

Foi com essa determinação que, em plena pandemia, o Sebrae/PR fortaleceu sua conexão com as micro e pequenas empresas. Criamos uma força-tarefa dedicada ao atendimento, à articulação e ao desenvolvimento de soluções para dar suporte aos empreendedores na crise. Unimos ambientes digitais, nossa rede territorial, central de relacionamento e atendimento especializado para apoiar a sobrevivência dos negócios e, com isso, contribuímos para manter empregos e gerar renda. Enquanto atendia, nossa equipe levantou as demandas e elaborou soluções digitais para atender aos empreendedores naquilo que mais precisavam. Produtos e ferramentas inovadoras que simplificaram a gestão e favoreceram a tomada de decisão no cenário da pandemia.

Equipe preparada, conselho presente e empreendedores paranaenses que não desistiram na crise e confiaram na nossa atuação. O grande resultado disso tudo é que 98% das empresas atendidas pelo Sebrae/PR chegaram ao final de 2020 em atividade. Esse é o verdadeiro resultado. Aquilo que de fato revela o impacto de tudo o que fizemos desde 2019, mas, especialmente, durante o ano de 2020. Porque são essas empresas que estão sendo base da retomada, gerando oportunidades e movimentando a economia. São pequenos negócios feitos por mulheres e homens empreendedores que seguem contando com o Sebrae para crescer e desenvolver o Paraná e o nosso país.

Obrigado, empreendedores, parceiros institucionais, CDE e equipe Sebrae/PR”.

Darci Piana.

Sebrae com qualidade na avaliação dos atendimentos, em 2020:

NPS (Net Promoter Score, em escala de 0 a 10 de quanto recomendaria a empresa a um amigo ou familiar ) 87 pontos

GPQ (Gestão de Performance Qualitativa) – 9,61 de média

8,9 – nota média na aplicabilidade das soluções

Gestão:

1.107 empresas atendidas por funcionário

33,7% de economia com licitações

73,5% de compras de MPE

8,6% de redução no custo fixo

468.847 atendimentos PF (pessoa física) + PJ (pessoa jurídica)

84% dos recursos aplicados diretamente para o cliente