SalaMundo 2013 reúne educadores e gestores, em Curitiba

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante abriu o ciclo de palestras do primeiro dia (6/8) do SalaMundo2013. O evento reúne no Teatro Positivo, em Curitiba, educadores e gestores de todo o país e profissionais de reconhecimento internacional, para juntos refletirem sobre a educação. Mercadante apresentou o cenário atual da educação brasileira e as perspectivas para […]

07/08/2013

Mercadante apresentou o cenário atual da educação brasileira e as perspectivas para os próximos anos e destacou que o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM), divulgado nas últimas semanas, mostrou a educação foi a responsável pela melhora nos indicadores. “O que explica a evolução do índice foi o avanço da educação. É inegável e não tem discussão. A educação ainda não está no patamar que queremos. Os indicadores mostram que tivemos um salto, mas não medem qualidade”, salientou o ministro.

Para Mercadante, os professores precisam ser motivados e valorizados e os julga importantes para o desenvolvimento do país, só assim será possível haver avanços educacionais. Além disso, o ministro enfatizou que a prioridade da educação deve ser o português, a matemática e as ciências. “Não dá para colocar três horas a mais na escola para a criança ter apenas capoeira, aprender a fazer bolo ou se divertir. Precisamos de foco e este ano a Prova Brasil já inclui ciências ao lado de matemática e português”, disse.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o vice-governador e secretário de estado da educação, Flávio Arns; o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana; a diretora da Unidade de Negócios Jornal Gazeta do Povo, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola; o reitor do Centro Universitário Positivo, José Pio Martins; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o presidente do Grupo Positivo, Hélio Bruck Rotenberg;  o deputado federal, Alex Canziani; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho e a secretária de Educação de Curitiba, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo.

Hoje, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna abordará o tema “O peso e a importância dos fatores não cognitivos”; a professora da Universidade de Campinas, Luciene Tognetta, falará sobre “Como lidar com o bullying” e “O que faz uma boa escola?” será o tema ministrado pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Francisco Soares e o presidente do Instituto de Estudos Brasileiros de Cambridge, James Ito-Adler.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, traçou um perfil da educação no país e os rumos a serem traçados nos próximos anos

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-governador e secretário de estado da educação, Flávio Arns; do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana; da diretora da Unidade de Negócios Jornal Gazeta do Povo, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola; do reitor do Centro Universitário Positivo, José Pio Martins; do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; do ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do presidente do Grupo Positivo, Hélio Bruck Rotenberg;  do deputado federal, Alex Canziani; do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho e da secretária de Educação de Curitiba, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-governador e secretário de estado da educação, Flávio Arns; do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana; da diretora da Unidade de Negócios Jornal Gazeta do Povo, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola; do reitor do Centro Universitário Positivo, José Pio Martins; do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; do ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do presidente do Grupo Positivo, Hélio Bruck Rotenberg; do deputado federal, Alex Canziani; do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho e da secretária de Educação de Curitiba, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo

07/08/2013 às 13:17