Responsabilidade Socioambiental longe do lugar-comum

No Paraná, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR tem empreendido esforços para integrar, ecoar e implantar iniciativas e projetos de gestão ambiental, no anseio, como o do poeta matogrossense Manoel de Barros, de “não fazer lugar comum”. A temática da responsabilidade socioambiental permeia nossas ações internas e externas e com nossos diferentes interlocutores e públicos.

20/09/2021

Darci Piana*

A adoção de práticas sustentáveis em empresas, organizações e entidades deixou, há muito tempo, de ser apenas uma estratégia de marketing para de fato se tornar uma política administrativa séria. Além da marca, do capital e dos colaboradores, a imagem das empresas é formada, também, por seus posicionamentos, com os valores que ultrapassam as paredes das instituições e como entendem e se portam frente às necessidades sociais e ambientais.

Desde 2014, implantamos em nossas instituições o Programa Ecos de Sustentabilidade, direcionado para o público interno. Um conjunto de ações para conscientização sobre a otimização dos recursos e mitigação dos impactos socioambientais relacionados a nossa atividade já gerou, para se ter uma ideia, a redução no consumo de copos plásticos em 67,61%. Concretamente, esse percentual resultou na redução de 1,28 milhão de copos descartados no meio ambiente. Em 2020, o Sesc PR repassou ao Instituto Barigui – uma OSIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) localizada em Curitiba – 9,97 toneladas de papel que foram destinados à reciclagem, retornando como matéria-prima para a indústria.

As nossas unidades espalhadas pelo estado do Paraná construídas depois de 2010 foram projetadas para que haja o mínimo de impacto ambiental e contam com reaproveitamento da água das chuvas, placas fotovoltaicas para captação e utilização solar, as janelas e aberturas também foram pensadas de forma a gerar economia de energia com a redução do uso da iluminação artificial e de ar-condicionado, pois proporcionam uma maior iluminação e ventilação naturais. É o que chamamos de arquitetura em prol do meio ambiente.

Para aliar saúde, esporte e responsabilidade ambiental, o Sesc PR realiza com maestria a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu. A prova dos 42.195 metros começa em Itaipu Binacional, e tem os últimos 11,5km realizados dentro do Parque Nacional do Iguaçu, este importante, único e indispensável espaço no nosso estado. A prova já recebeu certificação e o selo de Carbono Zero, pela OCIP Prima Mudanças Climáticas. Para recebermos esse selo são calculados todos os aspectos ambientais inerentes à prova que geram emissões de dióxido de carbono. Após esse cálculo são plantadas mudas de árvore para neutralizar essas emissões e combater os efeitos do aquecimento global.

Em duas cidades paranaenses, São José dos Pinhais e Rio Negro, temos áreas de preservação ambiental que somam quase 35 mil metros quadrados de área e onde são encontrados e catalogados pinheirais centenários, além de outras árvores nobres e ameaçadas de extinção, a exemplo da imbuia. Nesses dois espaços implantamos pistas de caminhadas e áreas de convivência porque entendemos que nas populações do entorno dessas áreas precisamos desenvolver o sentimento de pertencimento e ações educativas sistemáticas.

Outra área de preservação ambiental sob nossos cuidados encontra-se na Região Oeste, em Cascavel, ao lado do Hotel Sesc Cascavel, atualmente em construção. Trata-se de uma área de Reserva Legal de 16,15 hectares e que, além de guardar exemplares únicos das nossas florestas, será, certamente, aos visitantes e hóspedes do nosso hotel, um deleite aos olhos e à alma.

Quando falo em satisfação, em preservação ambiental, na amplificação, no instigar e no mitigar os danos ambientais, impossível não lembrar novamente de Manoel de Barros, que pontua “a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.” Temos trabalhado incansavelmente para que nosso público conheça, encante-se e se envolva com a causa ambiental.

*Darci Piana é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná.

Publicado por Estagiários Jornalismo

20/09/2021 às 11:49