Reitores do Grupo Tordesillas reúnem-se em Curitiba

Teve início ontem (10) e vai até terça-feira (12) o XIV Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas e o seminário Interfaces na Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil, Espanha e Portugal. Os dois eventos reúnem em Curitiba reitores de universidades dos três países membros do Grupo Tordesillas. A abertura ocorreu no Prédio Histórico da Universidade […]

11/11/2013

Teve início ontem (10) e vai até terça-feira (12) o XIV Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas e o seminário Interfaces na Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil, Espanha e Portugal. Os dois eventos reúnem em Curitiba reitores de universidades dos três países membros do Grupo Tordesillas. A abertura ocorreu no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com realização da UFPR, a programação dos eventos inclui colégios doutorais, oficinas e mesas redondas. Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Grupo Tordesillas e reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, falou sobre a importância estratégica do encontro. “Este é o momento de reenergizarmos o nosso grupo e de fazermos com que mais projetos sejam desenvolvidos, que os colégios doutorais tenham ainda mais recursos e consigam trazer ainda mais parcerias entre as universidades que compõem essa importante rede universitária”. Akel também enfatizou que o mundo está favorável à globalização das atividades acadêmicas. “Temos instrumentos de financiamento, temos meios de comunicação que nos aproximam cada vez mais e temos vontade de aprender, de somar”, salientou.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, apoiador do evento, foi representado pelo presidente da entidade, Darci Piana, que destacou a relevância da aproximação dos três países. “Acredito que esse entendimento entre Brasil, Portugal e Espanha e a aproximação das universidades com o setor produtivo são capazes de gerar muitos benefícios para a sociedade.”

Para o vice-presidente do Grupo Tordesillas, o reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas, que será empossado como presidente do grupo durante o encontro, o grande desafio do século XXI é a utilização do conhecimento em prol do progresso. Para tanto, Rendas defendeu a parceria entre governo, academia e setor produtivo.

Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o Paraná conta hoje com 300 mil alunos universitários, dos quais aproximadamente 180 mil estão matriculados em instituições públicas federais ou estaduais. “Esperamos que o Grupo Tordesillas possibilite às nossas universidades ampliar sua relações internacionais”, ressaltou.

O Grupo

O Grupo Tordesillas é uma rede acadêmica formada por universidades do Brasil, Portugal e Espanha com o objetivo de promover a colaboração no campo da ciência e tecnologia, ressaltando a cooperação científica e educativa.

Criado em junho de 2000 durante o I Encontro de Reitores de Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como ato comemorativo dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, atualmente congrega 54 instituições, sendo 28 universidades brasileiras, 17 universidades espanholas e nove universidades portuguesas.

11/11/2013 às 16:00