NOTÍCIAS

Qualificar funcionários em tempos de crise é o caminho para fortalecimento das empresas

Senac PR possui diversas opções de cursos a distância para educação corporativa

09/04/2020

Com colaboradores em casa, esse período de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus pode ser um momento interessante para as empresas qualificarem suas equipes.

De acordo com a analista do Senac PR, Ana Paula Duarte, investir em programas de treinamento e desenvolvimento é uma forma de valorizar os colaboradores e deve fazer parte da rotina das equipes para torná-las mais engajadas. “Nesse momento específico, cheio de incertezas e inseguranças, as empresas podem demonstrar a sua preocupação em relação à preservação de seus talentos e a importância do bem-estar intelectual de todos, proporcionando ao funcionário o desenvolvimento de suas competências e habilidades, deixando-o assim, com a sensação de pertencimento, além do estímulo para que a busca pelo conhecimento seja contínua”, avalia.

A especialista do Senac PR cita as principais vantagens de uma empresa qualificar o quadro funcional em períodos de crise:

  • Credibilidade da marca: Pessoas valorizadas em seu trabalho com programas de desenvolvimento e treinamentos são mais comprometidas, o que reflete na qualidade das atividades realizadas. Será possível perceber o impacto positivo na entrega ao cliente, aumentando a credibilidade dos serviços prestados.
  • Inovação: Profissionais que participam de qualificações desenvolvem a capacidade diferenciada de implementar novas possibilidades. Ao contar, em seu quadro funcional, com um profissional com iniciativa, criativo, inovador e autônomo, a empresa observará o sucesso na implementação de seus produtos por proporcionar entregas diferenciadas.
  • Sustentabilidade: Colaboradores que buscam por qualificação desenvolvem a consciência sobre o uso racional dos recursos organizacionais disponíveis, e mostram-se mais centrados no desenvolvimento social e econômico. Dessa forma, a empresa vai otimizar seus resultados.
  • Estímulo ao trabalho em equipe e atitude colaborativa: Em um ambiente profissional onde ocorre a formação contínua, os colaboradores desenvolvem a capacidade de estabelecer relações construtivas, trabalho em equipe baseado na colaboração, no compartilhamento de informações com uma comunicação clara, objetiva e assertiva. Essa atitude interfere diretamente no clima organizacional da empresa.
  • Surgimento de Lideranças: Por meio da qualificação, o colaborador conseguirá expressar sua autonomia, criatividade e conhecimentos, oferecendo a ele a oportunidade de mostrar suas habilidades com a liderança. Dessa forma, a empresa vai cultivar seus talentos e permitir o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores.

A qualificação pode focar desde conhecimentos técnicos, bem como no desenvolvimento de habilidades pessoais, tais como comunicação, liderança e inovação. “É necessário que além de domínio técnico, o profissional saiba comunicar-se, tenha protagonismo, saiba inovar e resolver problemas, então as empresas precisam buscar qualificações para os seus empregados, que proporcionem todo esse desenvolvimento”, explica Ana Paula.

Com a limitação à circulação de pessoas devido ao coronavírus, os cursos a distância são a melhor opção para capacitação de equipes. A inovação e a tecnologia conseguem minimizar os efeitos do distanciamento entre os alunos. “O ensino EAD, além da flexibilidade, pois o aluno pode estudar em local e horário condizentes com sua rotina diária de trabalho ou outras atividades, possibilita que ele desenvolva características importantes para a vida pessoal e profissional, tais como autonomia, organização e colaboração”, completa Ana Paula.

Para auxiliar as empresas a investirem na qualificação de suas equipes neste período de isolamento social, o Senac PR possui um portfólio especial de cursos corporativos na modalidade EAD, que abrange cursos da WebTV, no formato de vídeoaulas, nas áreas de moda, beleza, gastronomia, gestão e hospitalidade. Também estão disponíveis diversos cursos de informática, gestão, comunicação, qualidade no atendimento ao cliente e
idiomas.

A instituição concede descontos para inscrições realizadas pelas empresas para seus funcionários, com percentual variável de acordo com a quantidade de inscritos: de 5 a 20 matrículas o desconto é de 10%, e acima de 20 matrículas, o desconto sobe para 15%. Para ter direito ao abatimento, é necessária a comprovação do vínculo empregatício de cada funcionário inscrito e a compra deverá ser efetuada em nome da empresa.

Nos cursos a distância do Senac, o aluno vivencia situações do dia a dia do fazer profissional, através de atividades interativas, fóruns de discussão, questionários contextualizados com a realidade profissional, referencias textuais e contato com tecnologias. “O aluno é levado a enfrentar desafios na resolução de problemas, análises de cases, proposição de melhorias e criação de novos produtos, desenvolvendo sua criatividade e o foco em resultados, além de contar com uma equipe de tutoria com especialistas, disponíveis para auxílio em caso de dúvidas, questionamentos e apoio”, explica.

As empresas interessadas em qualificar seus funcionários neste período podem entrar em contato com a unidade do Senac mais próxima ou de sua área de abrangência. Os telefones e demais formas de contato estão disponíveis no site www.pr.senac.br. Basta selecionar a sua cidade, para o que o portal direcione o acesso para a unidade correspondente.

Assim, quando a crise provocada pela Covid-19 passar, a empresa terá profissionais ainda mais qualificados para retornar às atividades, motivados e preparados para o novo contexto econômico traçado pela pandemia.

Publicado por Karla Santin

09/04/2020 às 11:41

©2024 • Fecomércio PR. Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência na navegação, bem como auxiliar nossa capacidade de fornecer feedback, analisar o uso do nosso site e ajudar a fornecer informações promocionais sobre nossos serviços e produtos. Para mais informações, por favor visite nossa Política de Privacidade.