Projeto Retalhos com Vida do Sesc Maringá recebe certificações

Ontem (5) foi celebrado o Dia Internacional do Voluntário, e é com o apoio do Grupo de Voluntários do Sesc Maringá que o Projeto Retalhos com Vida recebeu duas certificações, Selo Sesi e Selo Social, referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.  A Agenda 2030 é um plano de ação […]

07/12/2022

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.

A indústria têxtil é poluente devido ao uso excessivo de água, pesticida, outros químicos e uso de cadeias globais de transporte, o impacto da área no meio ambiente se dá, principalmente, em dois períodos: no “nascimento” do tecido e no final do seu ciclo de vida. Há uma legislação chamada Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, que determina a responsabilidade compartilhada entre quem produziu e quem consumiu.

Para interromper este ciclo, a primeira dica é o consumo consciente: alugar, consertar, customizar e emprestar roupas ao invés de comprar. O projeto do Sesc Maringá utiliza retalhos para a confecção de vestidos que, posteriormente, serão doados para instituições beneficentes. Toda matéria é de reuso, ou seja, não utiliza matéria-prima nova.

Texto: Rafaelle Batista

07/12/2022 às 10:00