Presidente da República prestigia evento da Fecomércio

Evento reúne mais de mil empresárias e homenageia 24 mulheres de sucesso

18/03/2014

“Somos com certeza mulheres que surpreendem”, declarou a presidente da República, Dilma Rousseff, na noite de ontem (17), em Foz do Iguaçu, durante evento em homenagem às mulheres empreendedoras do Paraná, promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG).

Dilma recebeu do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o troféu “Expoente Máximo na Política da Nação”, ao lado de outras 23 empresárias de destaque. “As homenageadas provaram que as mulheres são a nova força que move o Brasil, que além de empresárias valorizam a condição feminina”, enfatizou a presidente.

A presidente, que participou da entrega dos troféus a todas as homenageadas da noite, salientou as políticas públicas, entre elas o Pronatec, realizado em parceria com o Senac em todo o Brasil, que tem sido essencial na qualificação profissional.

Para Piana, as empresárias têm buscado cada vez mais a melhoria na gestão das empresas. Ele ressaltou que no Paraná 38,7% das empresas são comandadas por mulheres, e que em algumas cidades esse número pode chegar a 67%, como é o caso de Apucarana.

A senadora Gleisi Hoffmann disse que as mulheres que se comportam de maneira firme são chamadas de mandonas e quando poderosas e bem sucedidas, geralmente são empresárias. “As mulheres chamadas de mandonas são, na maioria das vezes, grandes líderes. Nós precisamos de boas líderes, está na hora de acabar com a disputa de gêneros, que desencoraja as meninas desde pequenas. Por isso quando perguntarem se você é mandona, siga o conselho de um apresentador americano: sorria, respire fundo e diga ‘essa menina não é mandona, ela tem habilidade para exercer liderança executiva’”, aconselhou a senadora.

De acordo com o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, estas homenagens dignificam o empreendedorismo e a capacidade da mulher empresária. Autoridades locais, estaduais e nacionais estiveram presentes, entre elas a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; o ministro da Secretaria de Comunicação Social da presidência da República, Thomas Traumann; os deputados federais, André Vargas e Zeca Dirceu.

Capacitação

Além das premiações da noite, as empresárias participaram de duas palestras durante a tarde. O Senac PR trouxe o tema  “Megacompetência”, palestra ministrada pelo professor, escritor e conferencista, Eugenio Mussak, com o intuito de contribuir para a qualificação das empresárias. “A competência de uma empresa depende da competência humana, que é diretamente proporcional ao conhecimento. Quanto mais estudar, mais competente, mas é preciso ter habilidade, a qual se desenvolve no dia a dia, praticando”, acredita.

A consultora de moda Chris Francini colocou em pauta a imagem pessoal e o estilo da mulher empresária. “A imagem pessoal é a primeira impressão que mostramos para as pessoas e para o meio social, sendo ela positiva ou negativa. É o nosso cartão de visitas”, pontuou. Chris também apresentou os tipos físicos, estilos femininos e as tendências para o inverno 2014.

A cobertura completa do evento estará na Revista Fecomércio PR, edição 99. As fotos do evento estarão disponíveis a partir de quarta-feira (19), no www.flickr.com/fecomerciopr.

18/03/2014 às 17:27